Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Política MT

progresso

Obras da ferrovia Centro-Oeste devem começar em agosto deste ano

16 Abr 2010 - 17:11

Da Redação - Jardel Arruda/ De Água Boa - Ronaldo Couto

O presidente da Valec, José Francisco Neves, anunciou no município de Água Boa (730 quilômetros de Cuiabá) que as obras da Ferrovia Centro-Oeste devem começar no mês de agosto de 2010. “Essa nossa expectativa é porque só faltam às licenças ambientais, que devem ser concedidas assim que os funcionários do Ibama encerrarem a greve”, declarou na tarde desta sexta-feira (16).



A Valec é uma empresa pública sob forma de sociedade anônima, controlada pela União através do Ministério dos Transportes. Ela é a responsável por todos os planejamentos econômicos e administrativos das estradas de ferro, inclusive as licitações e os processos de licenças ambientais.

De acordo com José das Neves, chamado popularmente de ‘Juquinha’, a Ferrovia Centro Oeste tem previsão de custar R$ 6,4 bilhões. O itinerário da estrada de ferro prevê que ela saia de Urutau (GO), passa por Cocalinho (923 quilômetros de Cuiabá), Água Boa, Lucas do Rio Verde (354 quilômetros de Cuiabá) e Porto dos Gaúchos (663 quilômetros de Cuiabá).

Ela é considerada uma das soluções para o escoamento da safra, desafogando as rodovias e praticamente eliminando a necessidade das hidrovias. Além disso, é um dos braços da Ferrovia braços da Norte e Sul, a qual, quando concluída, vai interligar os estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul à bacia

O Brasil começou a trabalhar com ferrovias em 1854, mas em 1950 cessou as atividades. Os investimentos no setor só retornaram no governo de José Sarney (PMDB) e depois no de Luis Inácio Lula da Silva.
 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet