Olhar Direto

Terça-feira, 18 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Justiça Federal

PF encaminha inquérito da Hygeia e novas pessoas devem ser indiciadas

A Polícia Federal concluiu parte do inquérito da Operação Hygeia, que investiga um esquema de fraudes superior a R$ 51 milhões na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e que já resultou no indiciamento de pelos menos 46 pessoas. A delegada Heloisa Albuquerque, responsável pelo caso, encaminhou os três principais inquéritos ao juiz da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, na terça-feira (20), e não descartou novos indiciamentos.


As investigações serão remetidas ao Ministério Público Federal (MPF) e o procurador da República Mário Lúcio Avelar vai decidir se denunciará ou não os acusados. Ao todo, 36 pessoas tiveram a prisão decretada pela Justiça e são acusadas pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato, fraude em licitações, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e prevaricação.

Uma pessoa continua foragida. O diretor da Oscip Instituto de Desenvolvimento Humano, Econômico e Ação Social (Idheas), Celino Carvalho Mesquita, está sendo procurado pela PF.

Conforme informações da assessoria de imprensa, outros procedimentos decorrentes das investigações feitas após as apreensões e depoimentos seguem os prazos médios de 30 dias para conclusão.

Envolvimento

As investigações culminaram na prisão de três assessores do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB). O secretário-geral do PMDB, Rafael Bastos, e o tesoureiro da Executiva estadual, Carlos Miranda, e ainda José Luis Bezerra, sobrinho do parlamentar, tiveram a prisão decretada pela Justiça.

Na tarde desta quinta-feira (22), Rafael Bastos e Carlos Miranda pediram o afastamento dos cargos. Os assessores optaram pelo afastamento para se dedicarem a uma verdadeira batalha jurídica e ainda para não “manchar” a imagem do PMDB em Mato Grosso.

Ao que tudo indica é uma resposta ao governador Silval Barbosa (PMDB) que já havia cobrado providências do partido quando as medidas que deveriam ser adotadas.

Na lista também está o presidente do Instituto Creatio, Luciano Carvalho Mesquita, e a presidente do Instituto de Desenvolvimento Humano, Econômico e Ação Social (Idheas), Maria Guimarães Bueno de Araújo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet