Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Idosos recebem vacina da gripe comum e H1N1 em Cuiabá

A equipe de Vigilância a Saúde e Ambiente (DIVISA) do município de Cuiabá registrou alto índice de procura por parte dos idosos (60 anos ou mais) durante o dia “D” de vacinação contra gripe comum e H1N1 realizado neste sábado (08).


Durante a abertura oficial, o secretário Municipal de Saúde Maurélio Ribeiro, representado pelo diretor da Divisa, Benedito Oscar Campos, parabenizou os idosos presentes por estarem engajados na luta de imunização na Capital.

“Fico feliz em ver a quantidade de pessoas presentes aqui hoje desde cedo, às 8h da manhã. Isso demonstra amor a si próprio e com a vida”, ressaltou Benedito justificando que durante o lançamento de outras etapas da vacina com grupos prioritários de menor idade, a procura foi bem abaixo do esperado.

Benedito Oscar Campos ressaltou a importância e consciência de Saúde pública por parte da população. “Existem outras etapas que não atingiram a meta (Gestantes e adultos de 20 a 29 anos). As pessoas mais jovens acham que são super heróis e acabam deixando de lado a Saúde.

E esta idade (60 anos) as pessoas já adquiriram consciência e maturidade para entender que se vacinar é sinal de Saúde, de vida”, acrescentou desejando Feliz dia das Mães.

A diretora da Atenção Básica, Silmayre Helena, reforçou a data e horário de vacinação que a campanha de imunização está prevista para acontecer em Cuiabá. Silmayre convocou os idosos a contribuir com o incentivo às demais idades a receber a dose da vacina.

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Jader José Martins Moraes declarou favorável ao incentivo de políticas públicas voltadas para terceira idade. “Assim como neste dia, de vacinação acreditamos nas melhorias continuas das ações públicas”, frisou.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos às Pessoas Idosas, Luis Roberto Pinto, a iniciativa de reunir os idosos num só local facilitou o acesso e garantiu o bem estar social ao grupo prioritário. “O estatuto do idoso garante atendimento público de qualidade. A vacina é um dos elementos, precisamos conscientizar os poder público de que temos que contribuir com o trabalho todos os anos e não só durante alguns períodos”, alertou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ivanete Fortunato, acompanhou de perto a vacinação realizada pelos profissionais da Saúde. “A estratégia do município favorece o acesso a vacina. Acredito que vamos atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde”. A assistente social, Simone Cristina Costa, responsável pelo setor de Educação em Saúde da Divisa, comandou o cerimonial do evento.

A meta de vacinação da população com 60 ou mais representa um total de 42.428 pessoas em Cuiabá, espera-se que 80% desta população seja vacinada. Todos as
85 unidades de Saúde estão abertas das 8h às 17h (Centro de Saúde, PSF’s e Policlínica- exceto Pedra 90 e os 3 shoppings da Capital) .
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet