Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Após falta de vacina contra gripe para idosos, postos são reabastecidos em SP

Os postos do bairro Itaquera (zona leste de SP), que ficaram sem a vacina contra a gripe comum para idosos na manhã deste sábado, receberam novas doses por volta das 15h. Só na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Santana foram 2.400 doses a mais.


O início da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum superou as expectativas da Prefeitura de São Paulo que admitiu, na manhã de hoje, que faltaram doses em alguns postos de saúde.

A reportagem da Folha percorreu os postos de Cambuci (região central) e da Vila Santana (zona leste) e constatou a falta da vacina nos locais. Segundo a aposentada Maria da Glória Giannetti, 68, também faltaram doses nas UBSs José Bonifácio, Vila Nossa Senhora Aparecida e Itaquera depois das 9h30. "Todos me disseram que só receberam 150 doses da vacina e que já tinham acabado", disse Giannetti.

Na Vila Santana, um aviso chegou a ser colocado na porta da unidade comunicando a falta da vacina. Os funcionários orientavam que os idosos voltassem só na segunda-feira (10). No entanto, por volta das 15h, chegaram novas doses.

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal da Saúde, as doses são distribuídas para os postos de acordo com o número histórico de procura das campanhas anteriores. Este número, de acordo com a prefeitura, é de 10% da população alvo de 1,2 milhão de idosos no primeiro de campanha.

Neste ano, a procura dos idosos pela vacina contra a gripe comum, de acordo com a assessoria, teria sido "excepcional" e por isso as doses acabaram rapidamente. A prefeitura também diz que houve um atraso no abastecimento realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.

Por meio de nota, a prefeitura informou que a falta de doses foi "pontual" e em "alguns postos" da cidade. "A Secretaria Municipal da Saúde informa que já recebeu as vacinas e está regularizando a situação com o reabastecimento dos estoques das unidades", diz o comunicado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet