Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Programa Fila Zero já agendou 7.611 exames que serão realizados até quatro meses

Na primeira semana de realização do Programa Fila Zero conduzido pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com prefeituras do Estado , hospitais públicos e privados , clinicas e laboratórios particulares contratados foram realizados oito exames de cateterismo(procedimento médico usado para diagnóstico e tratamento de certas condições cardíacas).


A maioria dos pacientes são do interior e apresentaram problemas graves , como infartos. O tempo médio de espera para realização do exame, no caso destes primeiros pacientes foi de cerca de dois anos. Cinco pacientes foram atentidos no Hospital Sâo Matheus e os outros três na Amecor. Judith da Silva Ferreira, 56 nos, foi uma das pacientes que fez o cateterismo esta semana. Acompanha do marido e do filho, disse que sentia aliviada de poder fazer finalmente o exame. Depois de um infarto em Rondonópolis teve de enfrentar longas filas por atendimento e no desespero da família foram em busca de amigos e familiares para arrecadar mais de mil Reais para os primeiros exames. “ Foi muito sacrifício e desespero em pensar que algo de ruim poderia acontecer”, contou o filho Antônio Ferreira da Silva

A Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Saúde instalada há cinco meses na Assembléia Legislativa detectou uma imensa fila de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS oriundos de grande parte dos municípios de Mato Grosso que aguardam consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade, boa parte destes serviços só oferecidos em Cuiabá. Foram identificadas 120 mil pessoas nestas filas. No caso dos exames de cateterismo existem cerca de 600 pessoas com suspeita de complicações cardíacas no Estado. Segundo dados da Agência Reguladora do Estado, em dois anos 21 pacientes que estavam na fila não suportaram a espera e faleceram.

A CPI da Saúde apresentou os dados alarmantes e conseguiu um entendimento entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria de Saúde de Cuiabá para que fosse priorizado a implantação de um Programa Fila Zero reunindo esforços estruturais e financeiros para acabar com as filas e investir numa gestão mais eficiente da saúde pública. Segundo o presidente da CPI da Saúde, deputado estadual Sergio Ricardo(PR) de início estão sendo agendados 258 exames de cateterismo. “ Agora estamos aguardando a realização de consultas , novos exames e cirurgias. Vamos acompanhar tudo isso de perto e acabar com o sofrimento destas pessoas!, disse.

A agenda de exames encaminhada pela Central de Regulação do Estado e de Cuiabá à CPI da Saúde refere-se a exame de Cintilografia miocárdio(tem por objetivo avaliar a função dos órgãos e não apenas sua morfologia)onde serão realizados 300 exames no Instituto de Medicina Nuclear e Cedic. No Hospital do Cancer serão feitos 320 exames de Colosnoscopia(permite examinar a mucosa do intestino grosso) como também 222 exames de retrosigmoidoscopia. No Hospital dos Olhos serão feitos 506 exames de campimetria e 141 yag laiser e na Clinica de Radiologia serão atendidos os pacientes que de necessitam de Raio X Contrastado( mil exames).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet