Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

ciência

Conheça os estereótipos machistas que a ciência comprova

Ao ver alguns comerciais de cerveja e programas de TV e ouvir algumas músicas, muitos homens acreditam saber tudo o que precisam sobre as mulheres. Em uma conversa de bar, os amigos comentam sobre as barbeiras no trânsito e como suas namoradas ..

Ao ver alguns comerciais de cerveja e programas de TV e ouvir algumas músicas, muitos homens acreditam saber tudo o que precisam sobre as mulheres. Em uma conversa de bar, os amigos comentam sobre as barbeiras no trânsito e como suas namoradas reclamam de que tudo está sempre fedendo na casa deles. Mas o que não se imaginava é que a ciência prova que muito desses estereótipos na verdade estão corretos. Veja a seguir alguns deles. As informações são do Cracked.


Mulheres não sabem dirigir. Muito menos estacionar
Para muitos homens, as mulheres têm algo em comum com os cegos: a sua qualidade atrás do volante. Uma pesquisa no Google por "mulher não sabe dirigir" dá mais de 600 mil resultados, o que indica que essa é uma das "verdades" mais difundidas da humanidade.

Mas e o que a ciência diz sobre isso? Ela afirma que há sim um fundo de verdade nesse estereótipo. Muitos estudos indicam que homens são melhores na navegação e orientação em espaços tridimensionais do que as mulheres. Mas, o que explicaria a diferença? Simples, o instinto caçador do macho. Antes da tele-entrega, dos microondas e do sushiman e suas facas afiadas, era o homem que tinha que caçar e encarar de frente os mamutes. Os cientistas acreditam que a testosterona ajudava o homem dessa época a encontrar o caminho de casa após um dia longo de caçada.

Além disso, uma pesquisa que consistiu em analisar os cérebros de cerca de 1 milhão de crianças com 4 anos indica que os meninos já começam a ultrapassar as meninas na habilidade espacial em uma proporção de quatro para um. O estudo afirma ainda que os meninos já têm desenvolvida nessa época a capacidade de perceber as três dimensões e entender o conceito de profundidade.

Mulher são fanáticas por limpeza
Voltando aos nossos amigos que conversavam no bar, certamente as namoradas deles devem reclamar do fedor de uma meia suja a metros de distância. Além disso, como exterminador do futuro brilhantemente programado, elas não vão desistir até encontrar e eliminar, quer dizer, lavar o inimigo e acabar com o foco do seu problema.

Mais uma vez a ciência dá provas à sabedoria popular, pelo menos em parte. O problema é que as mulheres sentem cheiros melhor que os homens. Não há diferença na constituição física do nariz ou do número de receptores entre os gêneros. Contudo, pesquisas indicam que as mulheres realmente sentem mais o cheiro e, quando sentem, ativam um número maior de neurônios no cérebro que os homens.

Mas por que então esse nariz abençoado? Bem, a explicação é o sexo. Marcas químicas encontradas no suor e sentidas pelo olfato feminino podem lhe contar que um homem está sexualmente excitado, mesmo que elas não percebam isso conscientemente. Não para por aí: quando uma mulher está ovulando, sua capacidade olfativa chega ao máximo. Ou seja, chega de desodorante, a conquista ocorre mesmo é com um cheirinho de suor.

Mulheres são fracotes e não aguentam dor
Os homens são grandes e fortes, enquanto as mulheres são frágeis pequenas e choronas - esse é outro dos estereótipos mais comuns da sociedade. A única exceção é o momento do parto, que apenas um homem aguentou: Arnold Schwarzenegger.

Segundo a ciência, a mulher tem um menor limiar para a dor, mas não tem nada a ver com tenacidade. Na verdade, o que acontece é que o homem sente a dor de forma diferente, e quando sente, ela é muito menor. As mulheres tem mais receptores na sua pele, o que amplia a exposição à dor.

Os pesquisadores acreditam que isto possa estar ligado à proteína GIRK2, que afeta o limiar da dor e pode bloqueá-la, da mesma maneira que a morfina e outras substâncias do tipo. O corpo da mulher precisa do dobro de analgésico para ter o mesmo resultado no homem. Ou seja, da próxima vez que sua namorada reclamar que está com dor nas costas após lavar aquela sua meia fedorenta, não se irrite, significa que ela simplesmente tem menos GIRK2 que você.

Contudo, no momento do parto, a coisa muda. Um coquetel de substâncias produzidas durante a gestação entra em ação para que a mãe aguente a dor absurda do nascimento do filho. O Schwarzenegger, como todos machos sabem, não precisou disso.

Mulheres amam falar (e não cansam de fazer isso)
Até no banheiro, com as amigas, as mulheres tem como objetivo número 1 a fofoca. Elas ficam horas conversando com as amigas no telefone, na escola, em casa. Não acredita? Pois pergunte ao pai de uma adolescente se ele se arrependeu de dar um celular para a filha.

Pois sentimos muito em informar aos senhores pais que a ciência comprova esse estereótipo. A área do cérebro responsável pela linguagem é 17% maior em mulheres do que nos homens. Além disso, as mulheres processam a linguagem nos dois hemisférios do cérebro, enquanto os homens se contentam em processar com apenas um.

Uma área do cérebro conhecida como corpus callosum também é maior nas mulheres, o que significa que a troca de informações entre os dois hemisférios é mais rápida que nos homens.

O motivo para essas diferenças ainda é um mistério. Contudo, elas permitem, por exemplo, que as mulheres possam recuperar antes dos homens as capacidades de fala após um idêntico acidente cerebral.

Para os homens, só existem seis cores (e salmão é peixe)
Em uma cena consagrada do filme O Diabo Veste Prada, Andrea "Andy" Sachs (Anna Hathaway) é corrigida pela chefe Miranda Priestly (Meryl Streep) após achar que dois cintos da cor turquesa são muito parecidos. Como assim, turquesa não é uma pedra preciosa? Cor é azul, verde, vermelho, branco, preto e rosa.

A ciência explica a obsessão feminina em "criar" cores. Segundo os cientistas, a capacidade de ver o verde é carregada no cromossoma X, o que dá às mulheres uma vantagem nessa percepção. A capacidade de perceber as cores é baseada apenas em três destas: vermelho, azul e verde, todas as outras são resultado da combinação delas. Sendo assim, como o homem carrega apenas um cromossoma X, ele não é capaz de perceber totalmente o vermelho. Já as mulheres, com seus dois X, têm 40% mais chance de ter um espectro expandido da visão de cores que seus parceiros.

Por que as mulheres têm essa capacidade? Por causa do seu instinto de colhedora. Enquanto os homens nos primórdios da humanidade tinham a responsabilidade de abater o animal, a mulher tinha que buscar as frutas e a salada e, para isso, elas tinham que distinguir as frutas vermelhas e gostosas das frutas vermelhas que podem matar por veneno.

Mulher é fraca na bebida
Bem, vamos ser diretos: é verdade. Contudo, a explicação é muito simples: é culpa da proporção de gordura e água nos corpos dos dois gêneros. Enquanto cerca de 61% do corpo masculino é água, na mulher essa proporção cai para aproximadamente 52%. Isso significa que, enquanto bebe, o homem tem mais água para perder no corpo, o que diminui o efeito da bebida.

Além disso, as mulheres produzem menos da enzima dehydrogenase, que faz a "mágica" de deixar o álcool em um estado inativo, o que aumenta o tempo que você fica sóbrio. Ou seja, além de sentir mais o efeito da bebida, a mulher sente o efeito mais rápido que o homem. Em resumo, na hora da conquista, sempre lembre: abençoada seja a dehydrogenase (ou a falta dela).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet