Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Wii não deve ser única alternativa de exercício físico, diz cardiologista

A campanha contra a obesidade infantil nos Estados Unidos chegou ao mundo dos games. O Nintendo Wii (video game com jogos que simulam esportes) ganhou o selo Heart Check, da Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), normalmente usado em embalagens de comidas consideradas saudáveis. A empresa japonesa ainda anunciou a doação de US$ 1,5 milhão à associação.


De acordo com a AHA, a aliança é uma resposta ao sedentarismo e à obesidade infantil nos EUA, cujas crianças passam tempo demais em frente à televisão e jogando videogame.

Nintendo e associação dos EUA se unem contra obesidade e doenças cardíacas
Michelle Obama apresenta programa contra obesidade infantil
Jogar Wii em excesso aumenta risco de lesão

Ao contrário de outros jogos eletrônicos, em que só é necessária a habilidade com os dedos, o Wii faz com que o jogador mexa todo o corpo e muitos jogos são baseados em competições de esportes, como tênis, golfe e boxe.

Mas, apesar da iniciativa, o jogo não ajuda a combater o sedentarismo da mesma forma que exercícios formais. A cardiologista do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein, Luciana de Matos, afirmou que o Wii pode ser mais uma opção para praticar exercícios, mas não deve ser a única alternativa.

"Tenho medo dessas coisas que saem. Mantenho a posição de que o exercício físico é o que sabemos comprovadamente que é bom para o coração. O Wii é só uma opção, principalmente para quem tem limitações de sair de casa", explicou a médica.

Matos ainda ressaltou que é preciso ter cuidado com os movimentos repetitivos do video game e que quem pratica deve saber como controlar o exercício, se existe uma intensidade boa para o coração e qual jogo é o mais indicado.

Além disso, a cardiologista também contou que não existe um estudo que comprove que o video game possa ser uma alternativa de exercício físico, como a caminhada, por exemplo. "O exercício é diferente do vício, ficar três horas na frente da TV, por exemplo, não é saudável."

Já o presidente da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), Ari Timerman, avaliou como interessante a aliança entre a AHA e a Nintendo. "Isso é maravilhoso, o jogo é educativo e estimula a prática de exercícios. É uma forma de se movimentar sem precisar de companhia ou sair de casa."

Para Timerman, pequenos exercícios como caminhar, andar de bicicleta e descer um ponto de ônibus antes são alternativas válidas. "Como a criançada adora o universo eletrônico, une o útil ao agradável. Se você pedir para uma criança dar uma volta no quarteirão, ela não vai. Mas se você pedir pra ela jogar vídeo game, ela joga."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet