Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Saiba o que é preciso fazer para se tornar doador de medula óssea

O transplante de medula óssea é modalidade terapêutica utilizada no tratamento de inúmeras doenças hematológicas, benignas ou malignas. Atualmente, 1,5 milhão de pessoas estão cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Cerca de 2.500 pacientes não encontram um doador compatível na família, tendo que recorrer a doadores voluntários.


Outra dificuldade encontrada é que, para a realização do transplante de medula óssea, é preciso que a compatibilidade entre doador e receptor seja de 100% e a chance de encontrar uma medula compatível no registro brasileiro é, em média, uma em cem mil.

Como se tornar doador
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea. Esta é retirada do interior dos ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer – uma amostra de sangue é coletada para testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e paciente.

Dados pessoas e resultados dos testes são armazenados em um sistema que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade o doador é chamado para exames complementares e para realizar a doação.

Para o voluntário, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entra a vida e a morte.

Onde doar
Os interessados em doar a medula óssea podem procurar o hemocentro da Santa Casa de Misericórdia, na rua Marquês de Itu, 579. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta e, aos sábados, das 7h às 15h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet