Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Projeto institui Dia da Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita

O vereador Lúdio Cabral (PT) apresentou na Câmara Municipal de Cuiabá projeto de lei que institui o Dia da Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita. A proposta atende a reivindicação da Associação de Apoio à Crianças Cardiopatas – Pequenos Corações que realiza mobilização em todo o Brasil para chamar a atenção da sociedade e do poder público sobre as cardiopatias, os cuidados e os tratamentos.


Segundo a Associação mais de 23 mil pessoas precisam de cirurgia cardíaca anualmente no país, e há carência no tratamento. A doença, presente desde o nascimento, deixa anormal a estrutura ou função do coração e altera o fluxo sanguíneo do individuo podendo afetar o desempenho do sistema circulatório.

As ações da associação em defesa das famílias que convivem com a cardiopatia congênita na região Centro Oeste são coordenadas pela jornalista Durcila Cordeiro. Segundo ela a intenção é desenvolver todos os anos ações educativas para informar à população sobre o que é cardiopatia, como tratá-la, além de promover encontros envolvendo familiares e trabalhadores da saúde sobre o tema e assegurar apoio às famílias que passam pelo problema e tratamento adequado a todos os pacientes.

“Todos têm a ganhar: A população que informada evitará o “efeito surpresa” quando se deparar com um caso dentro da família! A classe médica, principalmente quem lida com o problema diariamente, que terão maximizada a importância sobre o tema e os pais e mães de crianças cardiopatas que poderão vislumbrar mais investimentos na área da saúde para o tratamento de seus filhos dentro ou fora do domicílio”, defende.

O Dia da Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita deve ser celebrado em 12 de junho de cada ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet