Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Centro de Controle de Zoonoses promove evento contra Leishmaniose

O Centro de Controles de Zoonoses estará promovendo um evento sobre riscos, controle e prevenção da Leishmaniose Visceral, no dia 03 de julho, sábado, a partir das 14 horas, no Bairro Altos da Boa Vista,Regional Oeste de Cuiabá.


Profissionais da área, através de palestras estarão alertando e tirando as duvidas da população sobre doença. A Leishmaniose Visceral é uma doença causada pelo protozoário "Leishmania" e que acomete animais e o homem. É conhecida como Calazar, e é transmitida pela picada do mosquito "flebótomo", também conhecido como mosquito palha, birigui o cangalhinha.

Os sintomas no homem são febres prolongadas, emagrecimento, fraqueza, anemia, barriga inchada e tosse seca. No cão aparece tristeza, emagrecimento, queda de pelos, crescimento exagerado das unhas, conjuntivite, ferida pela pele, focinho e orelhas.

A leishmaniose não é contagiosa, ou seja, não passa de pessoa para pessoa, e nem de animal para animal.Para prevenção e controle da doenças, de acordo com o CCZ, é necessário que a população mantenha sua casa, quintal e canil sempre limpos. Evitar acúmulos de folhas no quintal e não construir baias, galinheiros e chiqueiros próximos as residências.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que em caso de presente sintomas no homem, procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima. No caso dos cães, procurar o Centro de Controle de Zoonoses.

Informações: Centro de Controle de Zoonoses 3617-1680/1682

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet