Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

el país

Reino Unido investiga venda de leite procedente de animais clonados

A Agência Alimentar do Reino Unido investigará a suposta venda de leite procedentes de animais clonados que não teriam passado pelos controles de qualidade adequados, informa o jornal espanhol “El País”.

A Agência Alimentar do Reino Unido investigará a suposta venda de leite procedentes de animais clonados que não teriam passado pelos controles de qualidade adequados, informa o jornal espanhol “El País”.


A agência britânica, encarregada de avaliar este tipo de alimentos considerados “novos”, abriram a investigação depois que o jornal “International Herald Tribune” informou em reportagem que pelo menos um fazendeiro britânico, que não quis divulgar seu nome, admitiu ter usado esse tipo de leite na sua produção diária. O produto não foi rotulado ou identificado por medo de que os consumidores parassem de comprar o leite.

“Desde 2007, a interpretação que a FSA [sigla da agência em inglês] sobre a lei determina que a carne e os produtos procedentes de animais clonados e seus filhotes são considerados alimentos novos e, por isso, necessitam de autorização antes de serem postos à venda no mercado”, disse um porta-voz da agência.

“A agência investigará se qualquer indício sobre alimentos novos não autorizados que tenham entrado na cadeia alimentar”, acrescentou.

Uma organização contrária à clonagem de animais disse à BBC que a prática “tem um potencial enorme de causar danos desnecessários, sofrimento e mal-estar que não podem ser justificados por benefícios puramente comerciais.”

A legislação européia estabelece que os produtos alimentícios procedentes de animais clonados ou de suas crias devem passar por um exame de qualidade e obter aprovação das autoridades pertinentes antes de serem postos à venda.

As vacas que provocaram a polêmica são originárias de embriões animais clonados nos Estados Unidos que foram posteriormente levados ao Reino Unido.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet