Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

NUTRIÇÃO

Confira dicas para não engordar durante as festas deste final de ano

Foto: Reprodução

Confira dicas para não engordar durante as festas deste final de ano
Não tem jeito: final de ano é tempo de comilança. Começa com o amigo secreto da empresa, depois a ceia e o almoço de Natal e só pára, quando pára, com a comemoração da passagem do ano. Os quilos extras chegam com o exagero na ingestão de açúcar (panetones, sobremesas e muitos outros) e bebida alcoólica.


No entanto, dá para ter controle, mesmo abusando um pouquinho. A dica é adicionar qualidade aos pratos servidos nos dias de festa. Mesmo para quem não for preparar o cardápio, a dica na hora de comer é optar mais por saladas e legumes, frutas, sobremesas à base de frutas ou com ingredientes com menos gordura e alimentos assados.

Manter a hidratação também é importante, ressalta a nutricionista Renata Lígia Tumelero, de Rondonópolis. “Uma boa opção é a água de coco, além de sucos de frutas, os dois vão ajudar a repor os minerais que se perde com a ingestão de bebida alcoólica”, sugere.

Mesmo com uma alimentação saudável e pouco exagero, os exercícios físicos não precisam ficar de fora no recesso de final de ano. A dica da nutricionista é incluir na programação de férias atividades recreativas (mais fácil ainda para quem tem crianças em casa) e os tradicionais exercícios físicos. O que vale é não ficar totalmente parado.

Outra dica é ficar atento aos horários para se alimentar. Normalmente, a ceia de Natal costuma ser tarde. Isso é ruim para o organismo, que precisa digerir tudo depois, mesmo que você queira dormir. Então, o ideal é jantar um pouco mais cedo. Pratos como lentilha e romã são ótimos. A romã é rica em ácido elágico, que previne o envelhecimento. Ou seja, coma sem medo não só pela sorte, mas pelo benefício.

Resumindo, o ideal é consumir alimentos com menos açúcar, menos gordura e mais nutrientes, e fazer um esforcinho para elaborar receitas adaptadas às festas sem tantas calorias adicionais. Entre os alimentos gostosos e nutritivos estão os damascos, as amêndoas, castanhas, frutas secas e frescas, todas contém fibras. Pode comer, mas sem exagero.

Mas, e se engordar? O ideal, segundo Renata, é procurar um profissional da área nutricional para reverter a situação. “Geralmente, as pessoas têm ganho de peso no final do ano e demoram muito tempo para procurar mudar isso. Acaba provocando um efeito cumulativo, ou seja, engordando mais e mais”, acrescenta.

Mais um alerta importante é sobre a possibilidade de intoxicação através de alimentos e bebidas. O fato de exagerar na ingestão de alimentos pouco saudáveis acaba gerando ainda mais vontade de comer. “Quanto mais come, mais vontade de comer, porque come alimentos errados”, explica a nutricionista. O correto é começar rapidinho uma dieta para repor nutrientes e eliminar toxinas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet