Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

apoio

Avanços permitem ao MT Laboratório mais proteção à saúde da população

O MT Laboratório progrediu rapidamente para fornecer apoio às atividades de promoção, prevenção e combate aos agravos na proteção da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde...

O MT Laboratório progrediu rapidamente para fornecer apoio às atividades de promoção, prevenção e combate aos agravos na proteção da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso


O MT Laboratório, uma das Unidades Desconcentradas (UD) da Secretaria Estadual da Saúde de Mato Grosso (SES/MT), foi criado no ano de 2004 pela Lei Complementar 179, de 13 de julho. A unidade começou suas atividades trabalhando em três setores principais: Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Citopatologia e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Segundo o diretor geral do MT Laboratório, Marcelo Adriano Mendes dos Santos, nos últimos cinco anos o MT Laboratório progrediu rapidamente para fornecer apoio às atividades de promoção, prevenção e combate aos agravos na proteção da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

Por exemplo, um ano após a criação do MT Laboratório, já no ano de 2005, iniciaram-se as atividades do Laboratório de Fronteira de Cáceres para a viabilização do diagnóstico de agentes etiológicos, vetores de doenças transmissíveis e outros agravos à saúde pública, bem como a promoção do controle de análise laboratorial para a verificação da qualidade sanitária dos serviços prestados e de produtos. O Laboratório de Fronteira realiza análise de água para consumo humano, exame de detecção de HIV, Dengue e Hepatites Virais, atendendo a demanda dos municípios da área de abrangência dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Cáceres e Pontes e Lacerda.

Dois anos depois, em 2007, em consonância com o Pacto pela Saúde, a Saúde do Estado iniciou a descentralização das análises laboratoriais de baixa complexidade da Atenção Básica e então os serviços de análises clínicas passaram a ser executados pelos municípios mato-grossenses, sendo para isso financiados pelo Ministério da Saúde. Ainda em 2007 deu-se início o cadastro dos laboratórios de Saúde Pública do Estado.

A partir do ano de 2008, o MT Laboratório voltou-se para as ações de referência em Vigilância em Saúde contemplando dentre outras, as análises laboratoriais de média e alta complexidade, como os exames confirmatórios e a determinação da carga viral do HIV; as sorologias para as hepatites virais, doença de chagas, leishmaniose e demais doenças de notificação compulsória; a supervisão e monitoramento das baciloscopias de tuberculose e hanseníase realizadas pelos municípios de Mato Grosso, assim como as culturas para confirmação desses agravos.

“No que se refere à Vigilância Ambiental o MT Laboratório passou a realizar, em 2008, as análises da Qualidade da Água para Consumo Humano e, no âmbito da Vigilância Sanitária, iniciou as análises de produtos e alimentos”, lembrou Marcelo Adriano. “No setor de Citopatologia o MT Laboratório realiza, desde 2008, análises para câncer de boca, e instituiu a Unidade de Monitoramento Externo de Qualidade (UMEQ) que realiza o controle de qualidade das citologias de colo de útero, realizadas pelos laboratórios credenciados pela Saúde do Estado”, completou o Diretor.

Ainda em 2008, o MT Laboratório, no papel de coordenador da Rede de Laboratórios Saúde Pública, em Mato Grosso, iniciou o cadastramento e supervisão dos laboratórios públicos e privados que realizam análises de Vigilância em Saúde, formando a Rede de Laboratórios de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Redelab/MT).

Em 2009 o MT Laboratório passou por uma adequação física de sua estrutura predial o que possibilitou a criação dos setores de Monitoramento da Síndrome Gripal (Influenza Sazonal, Hantavírus e Isolamento Viral para Dengue) e readequou o setor do Centro de Processamento de Materiais e Esterilização (CPME), o setor de Biologia Molecular e o setor de Recepção de Amostras Laboratoriais. Neste ano foi supervisionado 82% dos laboratórios cadastrados na Redelab/MT.

“Outro importante avanço em 2009 foi a implantação do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) por meio da Coordenadoria Geral de Laboratórios de Saúde Pública, do Ministério da Saúde, em conjunto com o Datasus. Esse sistema permite a padronização dos laudos e a integração dos Laboratórios Centrais (Lacen’s) com o Sistema de Vigilância Nacional”, relacionou Marcelo Adriano.

Segundo Marcelo Adriano o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial encurta consideravelmente o prazo de entrega dos laudos aos municípios atendidos, pois os laudos estarão disponíveis para acesso on line, por meio de senha, assim que estejam liberados pelo MT Laboratório, o que agrega ao laboratório mais excelência de qualidade no atendimento às necessidades dos usuários do SUS.

NÚMEROS DO MT LABORATÓRIO – Em 2010 o MT Laboratório realizou 82.377 Análises Laboratoriais de Saúde Pública e 9.150 Procedimentos Citopatológicos. Em 2009 foram realizadas 155.389 Análises Laboratoriais de Saúde Pública e 7.757 Procedimentos Citopatológicos. Em 2008 foram realizadas 169.523 Análises Laboratoriais de Saúde Pública e 13.822 Procedimentos Citopatológicos. Em 2007 foram realizadas 176.815 Análises Laboratoriais de Saúde Pública e 78.824 Procedimentos Citopatológicos. Em 2006 foram realizadas 230.457 Análises Laboratoriais de Saúde Pública e 73.339 Procedimentos Citopatológicos. E em 2005 foram realizadas 268.726 Análises Laboratoriais de Saúde Pública e 79.424 Procedimentos Citopatológicos.

O MT Laboratório fica localizado à Rua Thogo da Silva Pereira, 63, no Centro de Cuiabá.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet