Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Policlínicas ganham credibilidade no atendimento em Cuiabá

O atendimento nas Policlínicas de Cuiabá aumentou 18% este ano se comparado ao mesmo período do ano passado. No ano passado, em 2009, as seis Policlínicas registraram 390 mil atendimentos entre procedimentos e consultas médicas, já este ano, em 2010, as Policlínicas registraram 463 mil.


Segundo a diretora da Atenção Secundária, Rosane Meciano, o aumento da demanda é visto como positivo pela Saúde uma vez que o objetivo, após a reforma do Pronto Socorro, era o de realizar a correção do fluxo de atendimento. Em anos anteriores, isto não acontecia e a unidade do Pronto Socorro superlotava, enquanto as demais unidades não tinham tanta demanda.

“Estamos fazendo a correção do fluxo de atendimento nas unidades. A população deveria recorrer primeiro a atenção básica, que são os Centros de Saúde e PSF´s. Depois em casos mais graves a população deve recorrer as Policlínicas. E, por último, em casos de urgência a população deve ser encaminhada para o Pronto Socorro”, disse Rosane.

O impacto no atendimento das Policlínicas pode ser notado também no Pronto Socorro de Cuiabá. Em 2009, o HPSMC permaneceu cerca de seis meses com atendimento reduzido por motivos de reforma estrutural. Em 2010, o atendimento registrou 35 mil pacientes, ou seja, quase 3 mil atendimentos/ mês o que significa uma pequena redução nos atendimentos. (Em anos anteriores o atendimento era de aproximadamente 5 mil/ mês).

Segundo Rosane Meciano, os dados revelam a inversão de fluxo. “Isto significa que a população está recebendo assistência, está sendo melhor assistida pelos profissionais da Saúde. Antes a população esperava o atendimento no Pronto Socorro e não recebia atendimento adequado. O Sistema Único de Saúde atualmente está investindo em prevenção e, portanto, precisamos orientar a população para buscar tratamento adequado nos Posto de Saúde próximo as residências (Centro de Saúde e PSF) e em casos de maior gravidade as Policlínicas”, informou.

O número de atendimento dos Centros de Saúde e Programa Saúde da Família do ano não está fechado, porém a diretora Rosane acredita que boa parte dos pacientes que recorrem as Policlínicas deveriam ser encaminhados para os Centros de Saúde e PSF.
Dengue

As Policlínicas estão preparadas para atender a demanda dos casos de suspeita de dengue. No local é realizado o exame de hemograma de urgência que serve para medir o nível das plaquetas e o resultado é fornecido de três a quatro horas, após a coleta do exame. O tratamento é enfocado em Hidratação via oral e venosa do paciente. Outro exame que é realizado nas unidades é a prova do laço, em que mede-se a fragilidade vascular do paciente que serve como um indicativo dos casos de dengue.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet