Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Unimed Cuiabá realiza trabalho de conscientização sobre hanseníase

Para conscientizar as pessoas sobre os problemas causados pela hanseníase, a Unimed Cuiabá realiza até o dia 28 de janeiro um trabalho de conscientização da população. Além da distribuição de folhetos explicativos, a equipe orientará os usuários do Parque Mãe Bonifácia sobre os cuidados e o tratamento da doença. Técnicas de enfermagem estarão no local em dois horários: das 6h às 9h e das 16h às 18h.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hanseníase, doença infecciosa, crônica e de alto poder incapacitante, teve, em 2009, 2.686 casos confirmados em Mato Grosso. E, apesar de ser perigosa e contagiosa, tem tratamento e o paciente pode se curar, desde siga corretamente as orientações médicas.

Saiba mais sobre a doença:

Sintomas

- Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade;
- Área de pele seca e com falta de suor;
- Área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas;
- Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade ao calor, dor e tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber;
- Sensação de formigamento;

- Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés;
- Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
- Febre, edemas e dor nas juntas.
- Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz.
- Ressecamento nos olhos.

Como se transmite?
A transmissão se dá entre pessoas. Uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença, sem tratamento, elimina o bacilo pelas vias respiratórias, podendo assim transmiti-lo para outras pessoas suscetíveis.
O contato direto e prolongado com a pessoa doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar aumenta a chance de transmissão.

Quais são os fatores de risco para a hanseníase?

Apesar de muitas pessoas contraírem o bacilo, poucas adoecem. Isso porque a maioria das pessoas tem boa resistência. A doença pode atingir pessoas de ambos os sexos em qualquer idade em áreas endêmicas. Entretanto, é necessário um longo período de exposição e apenas uma pequena parcela da população infectada adoece.

Como confirmar o diagnóstico?
A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico por meio de exame clínico, baseado nos sinais e sintomas detectados na observação de toda a pele, olhos, palpação dos nervos, avaliação da sensibilidade superficial e da força muscular dos membros superiores e inferiores. Em raros casos será necessário solicitar exames complementares para confirmação diagnóstica.

Como é o tratamento da hanseníase?
O tratamento específico é encontrado nos serviços públicos de saúde e é chamado de poliquimioterapia (PQT), porque utiliza a combinação de três medicamentos, que consistem na associação de antibióticos. A regularidade do tratamento e o início mais precoce levam à cura da hanseníase mais rápida e segura.

Como prevenir a hanseníase?
Apesar de não haver uma forma de prevenção especifica, existem medidas que podem evitar novos casos e as formas multibacilares, tais como:
• diagnóstico e tratamento precoces;
• exame das pessoas que residem ou residiram nos últimos cinco anos com o paciente;
• aplicação da vacina BCG.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet