Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Prefeitura realiza mutirão de combate a hanseníase

Neste sábado, dia 29 de janeiro, os profissionais do Departamento de Ações Programáticas realizam um mutirão na Praça Brasil. A ação acontece das 8 às 17 horas para marcar o Dia Mundial de Combate a Hanseníase e tem como objetivo chamar a atenção da população rondonopolitana para os sintomas da doença. Outra meta da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde é detectar novos casos e encaminhar para atendimento especializado.


A gerente Mariúva Valentin alerta para o aparecimento de manchas na pele ou áreas do corpo com alteração de sensibilidade. De acordo com Mariúva, quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais cedo pode se obter a cura. “A Prefeitura oferece o tratamento adequado de graça com atendimentos nas unidades do Programa de Saúde da Família – PSFs e nos Centros de Saúde”, reforça.

Doença

A hanseníase é causada por um micróbio chamado bacilo de hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas, ou seja, uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e frequente. A maioria das pessoas é resistente ao bacilo e, portanto, não adoece. De sete doentes, apenas um oferece risco de contaminação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet