Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Secretaria lançará Campanha de Valorização do Cartão de Vacina

Após o advento da corrida em busca pela vacina contra a febre amarela e a necessidade da realização de uma campanha contra a rubéola, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá constatou que grande parte da população extraviou de alguma forma o cartão controle de vacinação. Para conscientizar as pessoas sobre a importância deste documento, a SMS lançará, ainda no mês de fevereiro, a Campanha de Valorização do Cartão de Vacina.


A campanha contará com o apoio de 300 agentes de saúde que farão um trabalho de acompanhamento direto nas 150 mil casas e 20 mil comércios cadastrados junto ao Centro de Vigilância e Saúde de Cuiabá. O trabalho de orientação consistirá em abordar a população, informando as maneiras de cuidar e manter o cartão de vacinação como forma de esclarecer a real importância que o documento representa ao cidadão. "As pessoas devem ter a consciência de manter e cuidar do cartão de controle de vacinação, para o próprio bem e de toda a saúde municipal", salienta Wagner Simplício, diretor de Vigilância à Saúde e Ambiente do SUS/Cuiabá.

Wagner explica ainda que,quando um paciente adulto não tem o próprio controle de vacinação, fica impossível identificar quais vacinas já foram tomadas por ele, de maneira que se torna necessário tomar todas as doses novamente. Nos casos de perda do cartão de vacinas da criança, a identificação pode ser feita por meio do ‘cartão sombra', uma espécie de negativo do cartão original de vacinação. "Com ele é possível saber quais vacinas a criança tomou e quais ainda deverão ser tomadas, evitando assim a alta dosagem", completa o diretor.

O calendário básico de vacinação compreende 16 vacinas: a BCG, Hepatite B, Rota vírus Oral, Tetravalente, Poliomelite Oral, Febre Amarela, DPT- Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral aplicadas na fase infantil. As vacinas Contra Hepatite B, dt Dupla Bacteriana, Tríplice Viral devem ser tomadas na adolescência. As dt Dupla Bacteriana Uso Adulto, Amarela, Tríplice Viral e Influenza tomadas quando adulto e idoso. 

Quando tomadas, algumas vacinas, como a Contra Hepatite B e dt Dupla Bacteriana exigem um intervalo mínimo para a próxima dosagem. Por isso, a importância do controle de vacinação a fim de evitar dosagens maiores e vacinar aquelas pessoas que realmente necessitem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet