Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

luta antiga

Agentes de saúde e de endemias são efetivados

As Agentes Comunitárias de Saúde e de Endemias de Rondonópolis conquistaram nesta terça-feira (14) a efetivação como servidores públicos do município.A decisão foi oficializada...

Foto: Matusalem Teixeira/Ascom

Agentes de saúde e de endemias são efetivados
As Agentes Comunitárias de Saúde e de Endemias de Rondonópolis conquistaram nesta terça-feira (14) a efetivação como servidores públicos do município. A decisão foi oficializada através dos decretos 6.131 e 6.132, de 14 de março de 2011, assinados pelo prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), e contempla 253 agentes de saúde e 39 de endemias.


Quando teve início, o projeto de saúde comunitária de Rondonópolis era formado por 30 agentes. Hoje são quase 300 profissionais e a luta pela efetivação é antiga. Na Câmara Municipal, o vereador Adonias Fernandes (PMDB) lembrou da participação de uma delegação de Mato Grosso na Conferência Nacional de Saúde, em Brasília no ano de 2003. Na época, houve uma decisão para que a efetivação dos agentes ocorresse em todo o Brasil, a partir de 2004.

“É uma luta antiga”, ressaltou o parlamentar, que participou como delegado na Conferência. Adonias destacou também que o prefeito assinou um decreto para a seletiva de mais 117 agentes comunitários de saúde para o município. A seleção, segundo o vereador, irá ocorrer em 19 de junho.

A Agente Comunitária de Saúde, Marina Lara, que atua no cargo há 16 anos, fez questão de destacar que a efetivação é “o reconhecimento que esperavam”. Deuseni Leal de Barros que já exerce a função há 14 anos sente orgulho de ser agente de saúde. “Há tantos anos esperávamos por isso. Agora temos mais segurança, mais incentivo para trabalhar e fazer o melhor pelas pessoas”, avalia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet