Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Japão suspende uso de vacinas após mortes

O Ministério da Saúde do Japão interrompeu o uso de vacinas feitas pelos laboratórios Pfizer e Sanofi-Aventis contra meningite e pneumonia após a morte de quatro crianças.


As crianças morreram pouco depois de tomar as vacinas e, embora não estivesse claro se havia uma ligação entre as mortes e as vacinas, o uso da Prevenar, da Pfizer, e da ActHIB, da Sanofi, será suspenso enquanto as mortes são investigadas, informou o ministério em um comunicado.

Um painel de segurança do ministério foi marcado para discutir os achados das investigações nesta terça-feira (8).

Em fevereiro do ano passado, as autoridades de saúde da Holanda disseram que não foi encontrada uma relação entre a Prevenar e a morte de três crianças que tomaram a vacina.

Três das crianças que morreram no Japão tomaram a Prevenar junto com a ActHIB. Além disso, três das crianças também tomaram uma vacina mista contra difteria, coqueluche e tétano no mesmo dia que tomaram as outras vacinas.

Três das quatro crianças morreram um dia depois de serem vacinadas. As mortes ocorreram entre os dias 2 e 4 deste mês.

Representantes da Pfizer e da Sanofi em Tóquio afirmaram que as empresas estavam cooperando com as investigações.

Um porta-voz para a Sanofi disse que a companhia enviou mais de três milhões de doses da ActHIB para o Japão desde 2008. Um porta-voz da Pfizer informou que a empresa distribuiu mais de dois milhões de doses da Prevenar no Japão desde o ano passado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet