Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Obesos devem ter controle alimentar e de peso por toda a vida, diz médico

Foto: Reprodução

Obesos devem ter controle alimentar e de peso por toda a vida, diz médico
Depois do Bem Estar desta quarta-feira (23), o endocrinologista e consultor Alfredo Halpern falou que uma pessoa obesa deve fazer controle alimentar e de peso por toda a vida. O ideal, segundo ele, é subir na balança uma vez por semana para monitoramento.


Quem faz dieta, exercício e ainda assim não consegue emagrecer – porque o organismo se recusa, ou seja, há um problema metabólico – deve procurar um especialista, que pode recomendar o uso de algum medicamento.

A partir dos 30 anos, de acordo com Halpern, o metabolismo sofre uma desaceleração, por causa da diminuição de hormônios (do crescimento, testosterona e estrogênio) e da composição corporal. Com atividade física, os músculos são conservados, a gordura é eliminada e o metabolismo pode se manter.

Os remédios para emagrecer aceleram um pouco o metabolismo, disse o endocrinologista, mas com o envelhecimento é importante praticar atividade física e descobrir se não há nenhuma alteração hormonal no organismo.

Halpern também explicou que fazer uma reeducação alimentar na infância pode evitar a obesidade na vida adulta, o que pode trazer doenças e até mortes precoces. Segundo o médico, alimentos menos saudáveis podem ser liberados de vez em quando, mas não devem virar rotina. Além disso, as crianças precisam ser incentivadas a praticar exercícios.

Comer fora do horário não causa predisposição à obesidade se não houver exageros, afirmou Halpern. Não há evidências, de acordo com ele, de que a hora das refeições influencie no peso, e sim a quantidade de calorias ingerida durante o dia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet