Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Rondonópolis terá novo hospital

Ampliar a rede hospitalar de Rondonópolis, para atrair profissionais especializados e garantir melhor atendimento à população, é o propósito anunciado pelo Prefeito Zé Carlos do Pátio, nesta quinta-feira (14), em uma reunião com representantes da Materclin. A diretoria apresentou ao Poder Público municipal o projeto de construção de um hospital na cidade, com 17 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI adulto e mais 10 de UTI neonatal e pediátrica.


O projeto que vai ser desenvolvido pela iniciativa privada, administrado por um conselho formado por 30 médicos, foi demonstrado pelo médico Lamberto Henry que explicou que o hospital deve contribuir para desafogar a rede de saúde na cidade e atrair novos médicos especialistas.

“Hoje, a falta de leitos faz com que muitos médicos desistam de abrir consultórios na cidade, porque não têm para onde encaminhar os pacientes”, afirmou ele, que reforçou ainda a possibilidade de firmar uma parceria com a Prefeitura e disponibilizar leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.

Pátio, que vai estudar o projeto e a proposta da Masterclin, destacou que a construção de um novo hospital pode representar um avanço na saúde na cidade. “Rondonópolis perdeu seis hospitais nos últimos anos. É muito importante que novos investimentos nessa área voltem a ser feitos. Talvez, se houvessem outros hospitais na cidade o que aconteceu com a criança que morreu esperando uma vaga não teria ocorrido”, reforçou.

As parcerias que a Prefeitura já mantem, como com a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade, foram lembradas por Pátio, que ressaltou os R$ 25 milhões já repassados para unidade de saúde nos últimos dois anos e a recontratualização que está em andamento. “Nós temos que dar transparência e por isso, vamos fazer a recontratualização e garantir assim, que o hospital receba de acordo com a produtividade”.

Ainda, para Pátio, novos hospitais podem atrair outros profissionais para Rondonópolis, reconhecendo que a cidade necessita de um maior número de especialistas, principalmente, em neurologia. “Não contratamos um neurologista porque não tem ninguém que aceite vir”. A intenção é atrair para a cidade novas clínicas e profissionais.

Durante a reunião também estiveram presentes o presidente da Câmara dos Vereadores, Ananias Filho, Cido Silva e Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet