Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

emendas parlamentares

Deputados assinam projeto para destinar recursos à saúde

Deputados da região Sul do Estado participaram neste domingo (17) de uma reunião com o promotor de Justiça Ari Madeira e aderiram ao projeto “Defesa dos direitos do cidadão à saúde de qualidade”, desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e do Consumidor de Rondonópolis.


Os parlamentares Percival Muniz (PPS), Hermínio J. Barreto (PR), Sebastião Rezende (PR) e Ondanir Bortolini (PR) fizeram o compromisso de buscar recursos de suas emendas parlamentares para que as ações previstas no projeto possam ser implementadas em Rondonópolis e região Sul.

Entre as medidas prioritárias está a implantação de uma Unidade de Tratamento Intensivo infantil e o funcionamento da Clínica da Mulher, localizada na Vila Operária. A reforma do Centro de Saúde Jardim Guanabara, que se encontra em péssimas condições, também está prevista no projeto, além do fortalecimento da rede básica com a implantação de mais unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e ações relacionadas ao programa ‘Todos Contra as Drogas Ilícitas’.

O projeto ainda estabelece que o Centro de Convivência Intergeracional do bairro Cidade Alta, que concentra uma grande fatia da população, deve ser reformado e ampliado. A realização de cirurgias eletivas, que foram suspensas após o fechamento do Hospital São José, também precisam ser retomadas, conforme a proposta, que ainda prevê a construção de um Pronto Atendimento Infantil Referenciado, a viabilização dos equipamentos obrigatórios para os pronto-atendimentos adultos e infantis da região Sul e o cumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta relacionado ao Hospital Regional Irmã Elza Giovanella.

De acordo com o deputado Percival Muniz, os estudos sobre as necessidades de Rondonópolis e região na saúde apontam que são necessários mais de R$ 100 milhões para tornar o setor apropriado para a população dos 19 municípios. O que os parlamentares se comprometeram a fazer, segundo Muniz, é garantir, pelo menos, R$ 1 milhão em emendas ao ano para contribuir com os avanços. “O restante pode ser complementado por outras esferas, como o Estado, a União”, destacou.

No dia 2 de maio uma nova reunião está agendada e terá a presença de todos os setores envolvidos na saúde da região Sul. O novo encontro pretende discutir todas as prioridades da saúde de forma resolutiva. “Tenho certeza que agora vai melhorar a saúde pública da região”, pontuou Percival. Além dos quatro parlamentares, também são da região Sul os deputados Gilmar Fabris (DEM), Luizinho Magalhães (PP), Teté Bezerra (PMDB), Zeca Vianna (PDT), Wellington Fagundes (PR) e Carlos Bezerra (PMDB).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet