Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

De cada dez crianças brasileiras pelo menos três têm piolho

O piolho já virou matéria nas salas de aulas. “Não dá para banalizar, jogar a culpa só na família. Esse é um problema nosso e nós vamos pensar conjuntamente sobre como atuar pra poder lidar conta disso”, explica Célia Fonseca, coordenadora da escola.


Entre a criançada, o piolho continua cercado de mitos e verdades. Algumas das dúvidas mais frenquentes são:

O piolho só gosta de cabelo sujo?
Qualquer pessoa pode pegar piolho, inclusive quem lava os cabelos todos os dias.

Posso pegar emprestada a escova do amigo?
Não. Além das escovas, bonés e prendedores de cabelos transmitem o parasita,

Piolho pula?
O piolho não pula, mas pode ser carregado pelo vento e passa de uma cabeça para a outra, no contato direto

Pente fino funciona mesmo?
O pente fino ainda é a principal arma contra o piolho.

Uma receita do tempo da vovó continua sendo muito eficiente: Os ingredientes são um copo de água e a mesma quantidade de vinagre. Esta mistura ajuda a soltar as lêndeas, os ovos dos piolhos, dos fios de cabelo.

Pegue um algodão, molhe nesta mistura e passe em três ou quatro fios desde a raiz até a ponta. É importante fazer uma pressão com os dedos, para, facilitar a retirada lêndea. E, depois, com a ajuda do pente fino, você vai conseguir tirar o parasita.

Os especialistas da Fundação Oswaldo Cruz do Rio afirmam que esta mistura traz menos riscos para a saúde, do que os produtos vendidos em farmácias, como xampus e comprimidos.

“Tanto o comprimido quanto os xampus, têm umas substâncias químicas que não têm efeito sob o ovo ou a lêndea. A reinfestação, com os pais chamam, não significa que o filho foi pra escola sem piolho e volta novamente a ter. São as lêndeas que eclodiram, que não sofreram o efeito do produto, então ocorre a reinfestação, que é constante”, esclarece Maurício Darede, biólogo. ”, explica Júlio Vianna, biólogo Fiocruz.

Os médicos também alertam que o piolho pode prejudicar o desempenho na escola. É que por causa da coceira, a criança não dorme direito. Por isso é bom ficar de olho porque nos casos mais graves, a criança pode ter anemia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet