Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Melhor horário para lavar o cabelo

Segundo a médica, dormir com cabelo molhado não causa caspa, mas piora o quadro de quem já tiver o problema, pois a umidade facilita o crescimento dos fungos. Portanto, o melhor horário para lavar o cabelo é pela manhã. Prender o cabelo também abafa a região e favorece quadros como esse e como a queda.


Géis gordurosos, que retêm umidade e deixam o cabelo oleoso, podem piorar a caspa. É importante que cada pessoa fique atenta aos sinais. Denise disse, ainda, que não há xampus que aumentam a caspa, mas é preciso usar o mais adequado para cada tipo de cabelo. Aquele que contém muito limpador e pouco condicionador deve ser usado em fios oleosos, enquanto o produto inverso serve para os ressecados. O fato de o xampu ter ou não sal também não interfere na caspa.

Se um xampu funcionava e, ao longo do tempo, perdeu o efeito, deve ser trocado, porque não é o ideal. É preciso ver nesse caso se não há outros fatores envolvidos, como oleosidade, estresse ou resíduos no couro cabeludo. Independentemente do tipo de cabelo, o couro costuma ser mais oleoso, pois é o local onde o sebo é produzido.

A dermatologista destacou também que predisposição genética, individual e fatores ambientais contribuem para a caspa. Passar sabão de coco no cabelo pode desidratá-lo demais, provocar ressecamento e ainda não cuidar do principal problema.

A caspa pode ser uma alteração leve ou grave e, se não tratada, caminhar para uma doença mais grave, a dermatite seborreica. Essa inflamação é capaz de atingir todo o couro cabeludo e outras partes do corpo (como sobrancelhas e peito), dar vermelhidão, feridas e até infecções. Há, ainda, o aspecto psicossocial da caspa, no trabalho ou em uma relação, que pode causar constrangimento para ambas as partes.

Pele seca
De acordo com Denise, é bom passar o hidratante com a pele ainda molhada e esperar um pouco para se enxugar. O ideal é ficar uns minutos de roupão ou passar a toalha levemente pelo corpo – o que pode ser feito antes do creme.

Estrias na gravidez ou no ganho de peso são uma alteração cujas causas ainda não são totalmente conhecidas. Manter a água e o funcionamento da pele pode evitar esse estiramento e a consequente “cicatriz”. Na gestação, a mulher pode usar diariamente o hidratante na barriga, sob recomendação médica.

A função da hidratação da pele é não deixar a água sair, criando uma película que cobre o corpo. Quem tem a pele muito seca pode aplicar o creme e o óleo uma vez por dia cada. O óleo sozinho tem função oclusiva, ou seja, não deixa a água evaporar, mas acaba sendo um pouco menos eficiente que os cremes.

Pessoas com propensão a cravos e espinhas devem comprar hidratantes não comedogênicos ou sem óleo, que não entopem os poros. A principal indicação é conhecer qual é o seu tipo de pele, identificar alterações e ler os rótulos dos produtos com atenção.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet