Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Criança com cárie em dente de leite corre mais risco na nova dentição

O odontopediatra Fausto Mendes, professor da Faculdade de Odontologia da USP, tirou mais dúvidas da internet sobre cáries e saúde bucal depois do Bem Estar desta segunda-feira (6).


Quem tem tártaro dificilmente tem cárie, mas apresenta doenças da gengiva com mais frequência. A visita ao dentista deve ser feita a cada seis meses, ou conforme a indicação do profissional.

O tamanho da cabeça da escova deve ser de acordo com a boca da pessoa. As melhores cerdas são macias ou médias e paralelas (sem diferença na altura). Nos primeiros meses de vida, quando começarem a nascer os primeiros dentes, a criança já pode ir ao dentista.

Pastas clareadoras são mais abrasivas, o que remove manchas, mas também causa maior sensibilidade – principalmente em quem tem raízes expostas. A busca por dentes muito brancos às vezes torna a aparência artificial, por isso o clareamento precisa ser feito com cautela.

Dentes brancos ou amarelados não são sinal de fraqueza. Café, refrigerante e cigarro ajudam no amarelamento, que pode ser amenizado com uma limpeza do consultório. O ácido e o açúcar do refrigerante também são prejudiciais à saúde bucal.

Clareamentos em geral danificam a estrutura dos dentes, mesmo que o prejuízo seja mínimo. Por isso, o indicado é fazê-lo a cada 3 ou 5 anos, tendo em mente que eles causam alterações e não devem ser feitos em excesso.

Enxaguantes bucais sem álcool são mais recomendados e não há necessidade de utilizá-los sempre. A pasta de dente com flúor já é suficiente, na maioria dos casos, para prevenir a cárie. Quem quiser fazer bochecho com enxaguante deve usá-lo no máximo uma vez por dia, por 30 segundos a 1 minuto.

Há escovas apropriadas e passadores de fio dental para pessoas que usam aparelhos ortodônticos, condição que facilita o acúmulo de placa bacteriana.

Restos alimentares e bactérias que se depositam nos dentes podem causar cárie e também mau hálito. Em caso de dor de dente, não se deve usar soluções caseiras. É fundamental procurar um dentista e impedir que o problema avance.

Crianças devem usar fio dental a partir de 4 ou 5 anos, quando o dente começar a se juntar. Menores de 3 anos não podem aplicar enxaguante bucal, pois correm o risco de engoli-lo. Os pais devem estimular os filhos a escovar os dentes, mas os adultos precisam complementar essa escovação.

Crianças que têm cáries nos dentes de leite têm mais chance de repetir o problema quando nascerem os permanentes. Além disso, se elas perdem um dente de leite, os que vierem depois podem nascer tortos.

Mulheres grávidas devem ir ao dentista e ser avaliadas em caso de dor. O profissional é que vai poder avaliar as limitações do tratamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet