Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Várzea Grande disponibiliza vacinação a partir desta segunda-feira (13)

O município de Várzea Grande disponibiliza a vacinação contra a Poliomielite a partir desta segunda-feira (13) em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h. A 1ª etapa contra a Pólio 2011 leva o slogan “Siga o Zé Gotinha e projeta a saúde das crianças”. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda fase começa no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio. Os pais não devem esquecer de levar aos postos o Cartão de Vacinação de seus filhos.


Conforme o Ministério da Saúde (MS) a 1ª etapa campanha vai até o dia 22 julho. Segundo o MS a meta de vacinação para Mato Grosso é de 244.666 crianças de zero a quatro anos. Desse total, 48.468 crianças estão abaixo de 01 ano e 196.198 crianças de 01 a 04 anos e 11 meses. Embora o Ministério da Saúde preconize um percentual de 95% de cobertura nas campanhas de vacinação contra a poliomielite, Mato Grosso sempre vai além desse percentual.

O Brasil é considerado um dos países livres da poliomielite, mas as campanhas continuam sendo desenvolvidas porque ainda existem países em que o vírus da poliomielite é bastante ativo. Com a facilidade de intercomunicação global entre pessoas, por meio de viagens rápidas entre os países, as pessoas de tais países podem acabar chegando ao Brasil com o vírus circulante da doença. Por isso é importante que os pais se conscientizem da importância de proteger seus filhos de 0 a 4 anos dessa doença, que causa a paralisia infantil.

Para que uma região seja declarada livre da poliomielite, deve-se ter pelo menos três anos livre ou sem nenhum caso de pólio e o país deve ter capacidade de detectar, notificar e reagir aos casos de pólio.

A DOENÇA - A poliomielite é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros. Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet