Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estado capacita trabalhadores na formação de apoiadores da Política Nacional de Humanização

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) no processo de implantação do novo modelo de gestão, dá mais um passo importante, que é a promoção de capacitação de profissionais de saúde na formação de apoiadores da Política Nacional de Humanização. A política tem como base no Sistema Único de Saúde (SUS) provocar mudanças no trato aos usuários provocando inovações gerenciais e estabelecendo vínculos solidários e humanizados entre os trabalhadores e gestores da saúde e acima de tudo lançando mão de ferramentas e dispositivos que permitam organizar serviços e melhorar as relações de trabalho da atenção a saúde e da gestão.


Na prática, segundo a coordenadora da área técnica de humanização da SES, Eneida Vandoni, o curso pretende produzir práticas de relações mais humanas e relações mais saudáveis com os usuários e com os outros trabalhadores dentro das unidades de saúde, com objetivo final de atender melhor os usuários. “Entende-se por política de humanização à valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores com estabelecimentos de vínculos solidários e a participação e cooperação coletiva de todos. Numa unidade hospitalar quando se atende um paciente o processo correto é cuidar, proteger, tratar e recuperar de uma forma que todos os envolvidos tenham conhecimento global do problema de cada paciente”, disse ela.

O 1º Curso Estadual de Formação de Apoiadores da Política Nacional de Humanização acontece no dia 16 de junho às 8 horas, com uma aula inaugural no auditório da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso. O curso tem carga horária de 160 horas, com a participação de 50 trabalhadores da saúde da rede estadual e municipal dos diferentes níveis de gestão (primária e secundária).

O curso pretende elaborar planos de intervenção nos ambientes de trabalho acordados com as experiências práticas dos alunos e construir soluções inovadoras para problemas de gestão e de organização da rede de saúde, tomando por referência a Política Nacional de Humanização e seus dispositivos. A capacitação contribui também nas qualificações das equipes e processo de trabalho no âmbito da educação permanente.

Uma das dinâmicas do curso, segundo Eneida Vandoni, é despertar a capacidade dos alunos em promover análises sobre o local de trabalho, com leitura crítica e apontamento de soluções, além de compartilhar ideias na busca de soluções. “As ferramentas de trabalho são o conhecimento e leitura da Política Nacional de Humanização, rodas de conversas, noções básicas de metodologia de planejamento de monitoramento e avaliação que permite aos participantes a compreensão de se incorporar mudanças no processo de trabalho dos pontos de atenção de acolher adequadamente os usuários de acordo com suas necessidades", disse Eneida.

Os temas a serem discutidos serão a organização da atenção a saúde na unidade básica de saúde, sistemas de apoio a diagnósticos e logísticas e monitoramento, funcionamento das atenções primária, secundária e terciária da Saúde.O Curso contribuirá também nas qualificações das equipes nos processos de trabalho no âmbito da educação permanente.

O curso será dividido em cinco módulos com os respectivos temas: módulo I. Discussão das Redes de serviço do SUS, módulo II. Acolhimento/classificação de risco/ambiência, módulo III. Gestão Participativa/ co-gestão, módulo IV Clínica ampliada, Módulo V. Valorização do Trabalho e do Trabalhador da Saúde; Educação Permanente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet