Olhar Direto

Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

QUALIDADE

Câmara homenageia 250 anos de médico veterinário

A Câmara dos Deputados promoveu nesta terça-feira (21) sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Médico Veterinário, profissão que neste ano completa 250 anos de existência. A iniciativa de homenagear a categoria foi do deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT), que é médico veterinário. Segundo ele, a solenidade teve por objetivo valorizar o trabalho destes profissionais.


“O aspecto sanitário é fundamental. O trabalho de inspeção sanitária garante qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor”, afirmou Wellington.

O ato acontece em meio às negociações para a retomada das exportações de carne do Brasil para a Rússia depois que o governo daquele país anunciou o boicote a 79 frigoríficos por descumprimento das normas exigidas pelas autoriddes russas.

Além da Câmara dos Deputados, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE),a Unesco e outros órgãos internacionais estão promovendo uma série de encontros e de eventos para reunir os veterinários de todo o mundo. Um deles é o 30º Congresso Mundial de Medicina Veterinária, que ocorre entre 10 e 14 de outubro na Cidade do Cabo, na África do Sul.

A OIE também assinou parceria com a Comissão Europeia de Saúde Animal para a realização de uma campanha de alerta e conscientização do público, por meio de vídeos, sobre a importância do papel do médico veterinário no dia-a-dia de cada cidadão.

A profissão de médico veterinário surgiu oficialmente em 1761, quando o francês Claude Bourgelat convenceu o rei da França, Luis XV, da necessidade de especialistas para o tratamento de animais. Por decisão do rei, a primeira escola de medicina veterinária do mundo foi instalada em Lyon, na França.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet