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Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Pesquisa usa 'pedra, papel ou tesoura' para avaliar respostas do cérebro

Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (20) mostrou que o empate é o resultado natural para um jogo de “pedra, papel ou tesoura”. Subconscientemente, os jogadores tendem a copiar o gesto feito pelo adversário, ainda que não obtenham nenhuma vantagem com isso.


Para a experiência, os pesquisadores recrutaram 45 participantes para jogar em duas condições. Na primeira, ambos os competidores estariam vendados; na segunda, apenas um deles poderia ver. Prêmios em dinheiro foram oferecidos a quem ganhasse mais partidas, como forma de incentivar a vitória.

Quando os dois estavam vendados, o número de empates foi exatamente o que as estatísticas poderiam prever, ou seja, um terço. No entanto, quando apenas um dos dois estava vendo, esse número foi bem maior que um terço, o que sugere que um jogador estava copiando os movimentos do outro, ainda que isso não lhe interessasse.

“Desde o momento em que nascemos, somos frequentemente expostos a situações em que exercer uma ação com precisão pressupõe ver a mesma ação, e vice-versa”, explicou Richard Cook, professor do University College de Londres, principal autor da pesquisa.

“Já é bem aceito que as respostas imitativas são executadas mais rápidas que as respostas não-imitativas em tarefas experimentais controladas, em que a reação leva em média entre 200 e 400 milissegundos. Contudo, a presente descoberta confirma que a imitação é muitas vezes ‘automática’ no sentido de ser difícil de parar”, completou Cook.

O estudo foi publicado pela revista científica “Proceedings of the Royal Society B”.
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