Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Ortopedia

Hospital fará mutirão de cirurgias para zerar espera

Foto: Débora Siqueira/OD

Cinquenta e dois pacientes aguardam cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Rondonópolis

Cinquenta e dois pacientes aguardam cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Rondonópolis

A Sociedade Beneficente São Camilo, a organização social de saúde (OS) responsável pela administração do Hospital Regional de Rondonópolis, enfim, conseguiu contratar seis ortopedistas sob regime de plantão de 24 horas e nesta semana deve dar início a um mutirão de cirurgias ortopédicas. A unidade tem quatro ortopedistas concursados e que devem permanecer, mesmo com gestão privada. Há 52 pacientes internados na unidade aguardando o procedimento. São casos de baixa a alta complexidade.


Uma grande demanda de espera por cirurgias foi criada na unidade após a demissão de cinco ortopedistas em abril deste ano. O Ministério Público interveio na situação e conseguiu transferir dezenas de pacientes para Cuiabá. “Com o quadro de especialistas completo vamos fazer o mutirão para diminuir a quantidade de pacientes aguardando atendimento. Começaremos pelos casos mais fáceis que não exijam tantos materiais e medicamentos e já estamos adquirindo mais kits de órtese e prótese”, explicou o diretor da São Camilo, Wagner de Almeida Dias.

Com o mutirão, apenas os casos de alta complexidade, como cirurgia de coluna, devem continuar sendo encaminhados para a capital. O Hospital Regional de Rondonópolis tem capacidade de atendimento apenas para casos de baixa e média complexidade.

A partir de 1º de agosto quando, de fato, o contrato de cinco anos celebrado com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) de R$ 39,9 milhões no primeiro ano passar a valer, será organizada uma força-tarefa para melhorar o atendimento na unidade. Está prevista ainda uma reforma no prédio do hospital.

Também no mês que vem, a OS vai analisar quem deve permanecer nos quadros do hospital. Foi acordado com o Estado que os funcionários públicos de carreira que manifestarem desejo de permanecer, poderão continuar trabalhando no Hospital Regional. “Mas se não tiverem perfil, vamos colocá-los a disposição do Estado”, garantiu Wagner Dias. Os cerca de 150 contratados devem ser absorvidos, caso tenham perfil desejado pela São Camilo. O hospital tem aproximadamente 550 funcionários. Do total, 77 são médicos.

Metas

A cada três meses, a OS terá que prestar contas a SES. Foi acordado que a partir do terceiro mês de gestão, a São Camilo deverá realizar 834 internações por mês, mil consultas e 670 cirurgias número bem maior do que a média nos anos de 2009 (330 cirurgias), 2010 (300) e 2011 (230).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet