Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política BR

ALERTA

Cuiabanos hipertensos somam 22% e 7,2% da população tem diabetes

Em Cuiabá, o percentual de hipertensos é de 22% da população adulta, abrangendo 19,2% dos homens e 24,6% das mulheres. Os dados fazem parte do estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2010, do Ministério da Saúde e são um alerta à população para buscar hábitos mais saudáveis.


Ainda pelo Vigitel, o diagnóstico de diabetes atinge 6,3% da população adulta, sendo maior em mulheres 7% do quem em homens, 5,4%. Especificamente em Cuiabá, 7,2% da população têm diabetes, 6,1% do sexo masculino e 8,2% do sexo feminino.

De acordo com o Ministério da Saúde, os medicamentos para o combate ao diabetes e à hipertensão são oferecidos em farmácias e drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular.

Para obter os produtos disponíveis no programa Saúde não Tem Preço, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas e comunicadas ao Ministério da Saúde – pelos estabelecimentos credenciados ou pelos usuários do programa – por meio do Disque-Saúde (0800-61-1997) como também pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br.

Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes são identificados pelo princípio ativo ou /nome genérico”, que é a substância que compõe o medicamento.

Os itens disponíveis são informados pelas unidades do programa, onde os usuários podem ser orientados pelo profissional farmacêutico. É ele que deverá informar, ao usuário, o princípio ativo que identifica o nome comercial do medicamento (de marca, genérico ou similar) prescrito pelo médico. (Com informações do Ministério da Saúde).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet