Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Várzea Grande suspende campanha de vacinação

A secretaria de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ/VG) informa à população várzea-grandense que neste ano no município não acontecerá à vacinação antirrábica. A campanha que acontece no mês de agosto foi descartada porque o índice da doença em Várzea Grande, como em todo estado de Mato Grosso reduziu desde 2004.


O secretário de Saúde de Várzea Grande, Fábio Saad disse que a vacinação foi cancelada porque as investigações e reajustes necessários feito na última vacina antirrábica utilizada na campanha de 2010, obteve em todo país um número considerável de reações anafiláticas, fato não ocorrido anteriormente com a vacina antiga, em análise foi diagnosticado que estes casos estariam relacionados com o excesso de proteínas encontradas na vacina, as mesmas foram encaminhadas para análise e ainda não surgiu resultado.

Devido a este problema o Ministério da Saúde (MS) realizou a compra emergencial de 10 milhões de doses importadas da empresa Merial. E estas doses, serão disponibilizadas exclusivamente para áreas de risco maior, ou seja, em locais onde ainda é observada a circulação viral (variante canina). As datas de inicio de vacinação nestas localidades vão ser definidas assim que o produto chegar ao Brasil.

“Como o índice é muito reduzido em Várzea Grande, de acordo com a nota técnica nº 14/2011 os cães e gatos do município não precisam ser vacinados neste ano”, destaca o secretário.

“Apesar da não realização da campanha antirrábica, o (CCZ) continua com toda equipe de prontidão e vigilância com a finalidade de detectar preventivamente caso aconteça à ocorrência do vírus rábico no município novamente. Desde 2004 não houve mais casos por variante canina. E o CCZ está a disposição da população para mais informações sobre o assunto”, comunica Fábio.

De acordo com informações do MS os estados prioritários são os que apresentam casos da raiva canina ou humana nos últimos três anos, são eles: Maranhão, Ceará, Pernambuco, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso do Sul. Especialmente os estados do CE e MA que apresentam casos humanos de raiva transmitido por cão em 2010 e 2011 respectivamente, de forma prioritária os dois estados receberam vacina do estoque estratégico do MS, para bloqueio de focos de raiva em cães e gatos. Os demais estados prioritários, o cronograma será estabelecido em parceria com as secretarias estaduais de Saúde.

O CZZ está localizado na Rua 40, s/nº, bairro Paiaguás, nos fundos do CTG, telefones para contato 3688.3186 / 3187.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet