Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Audiência política de saúde contará com presença de ex-secretários de saúde

A audiência que irá discutir as políticas públicas de saúde de Mato Grosso solicitada pelo deputado Carlos Avalone(PSDB) que acontecerá no dia 11 de agosto, promete uma discussão bem produtiva sobre o quadro da saúde no Estado.


Já confirmaram presença os ex-secretários de saúde de Cuiabá Luiz Soares e Maurélio Ribeiro, os ex-secretários de Estado Gabriel Novis Neves e Júlio Muller, além de representantes dos Conselhos Municipais de Saúde de Cuiabá e de Várzea Grande e do Estado, do Conselho Regional de Medicina(CRM), além de outras entidades ligadas a rede de saúde pública e privada.

“Nossa intenção é que possamos listar todos os pontos para ver o que pode ser melhorado e de que forma podemos contribuir para oferecer uma saúde de qualidade e achar mecanismos para combater as causas que lotam os hospitais”, afirmou Avalone.

Outra pauta que deve aquecer as discussões é sobre o Hospital Universitário Júlio Muller que atende pessoas de todo o Estado em diversas especialidades e no cronograma das obras prioritárias para a Copa do Mundo de 2014. No novo projeto ele terá 200 leitos. A instituição já conseguiu o aporte de R$ 19 milhões de Emendas, mas não tem data para começar a construção o que pode comprometer que esteja pronto até a Copa. O complexo hospitalar terá 38 mil metros e será o segundo maior hospital do Estado, que ficará localizado no Campus II da UFMT em Cuiabá, uma área de 147 hectares, localizada no quilômetro 12 da rodovia Palmiro Paes de Barros, cedida pela União e Governo do Estado, no limite dos municípios Cuiabá-Santo Antônio do Leverger.

Deve ainda entrar nas discussões, medidas preventivas para diminuir os acidentes no trânsito o que hoje é a maior causa de cirurgias ortopédicas envolvendo motociclistas, a questão da fiscalização sem instrumentos como o bafômetro, além da falta de leitos nos hospitais, a nova gestão escolhida pelo governo, os pronto-socorros de Cuiabá e Várzea Grande, entre outros assuntos pertinentes.

"Há muito que se discutir além do âmbito médico paciente, mas do agente de saúde, do médico de família", lembrou Avalone.

A audiência acontece no dia 11 de agosto às 14h no Auditório Milton Figueiredo na Assembléia Legislativa.


PROGRAMAÇÃO


DIA 11 de Agosto


14h00 Abertura com deputado Carlos Avalone

14h15 Apresentação Secretaria de Saúde do Estado com secretário adjunto Wander Fernandes

14h45 Apresentação Secretaria de Saúde de Cuiabá com Secretário Antônio Pires e secretário adjunto Euze Carvalho

15h05 Apresentação da Universidade Federal de Mato Grosso – Reitora Maria Lúcia Cavalli Neder e o vice-reitor, Francisco Souto

15h25 Apresentação da Secretaria de Saúde de Várzea Grande Fábio Saad e o diretor do Pronto-socorro João Santana Botelho

15h45 Início dos Debates
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet