Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Exame de colesterol deve ser feito uma vez por ano desde a infância

O exame de colesterol deve ser feito uma vez por ano. No laboratório, a amostra de sangue é colocada em uma máquina, que gira por 10 minutos. As hemácias, que formam a parte vermelha, ficam no fundo do vidrinho, se separam do plasma. Nos pacientes com o colesterol muito alto, dá para ver a gordura acumulada.


Essa gordura é chamada LDL, o colesterol ruim. Dentro das artérias pode se acumular, inflamar e formar placas, que impedem a passagem livre do sangue. Em casos mais graves, o LDL causa derrame ou infarto, que são as principais causas de mortes no mundo.

Os cuidados para controlar o colesterol devem começar na infância. “O problema vai estar lá na frente, mas para evitar esse problema lá na frente, temos que olhar as crianças agora”, garante Mauro Scharf, endocrinologista.

Em um laboratório de Curitiba, 38% das crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos que fizeram exame de sangue neste ano estavam com o colesterol alto.

O caminho para combater o colesterol é o mesmo para crianças e adultos. Fazer pelo menos três horas de exercícios físicos por semana e cuidar da alimentação. No supermercado, escolha alimentos que tenham pouca ou nenhuma gordura.

Em cada refeição, inclua pelo menos uma fruta ou uma verdura. Esses alimentos possuem fibras, que ajudam a combater o colesterol. Troque o pão e o arroz branco pelas versões integrais.

Quem quer controlar o colesterol, deve diminuir o consumo de alimentos gordurosos, como a carne vermelha, o queijo amarelo, os biscoitos e salgadinhos. “No máximo duas vezes por semana. Não consuma sempre”, diz Helena Loureiro, nutricionista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet