Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estudo explica como era gravidez de réptil pré-histórico

Foto: Divulgação

Estudo explica como era gravidez de réptil pré-histórico
Um fóssil encontrado nos Estados Unidos revelou que o plesiossauro, um réptil que viveu há 78 milhões de anos, era vivíparo, ou seja, as fêmeas engravidavam em vez de pôr ovos. O material foi coletado em 1987, no estado do Kansas, mas só agora uma análise chegou a essa conclusão. O estudo foi publicado pela revista Science.


O plesiossauro vivia no mar e, eventualmente, vinha à orla. No entanto, seus corpos eram tão adaptados ao ambiente aquático, e os cientistas já trabalhavam com a possibilidade de que ele não tivesse condições de entrar no continente e construir ninhos.

“Não era esperado, mas não surpreende. O que nos surpreende é o tamanho do filhote”, afirmou Frank Robin O’Keefe, um dos autores da pesquisa, em entrevista ao G1. Enquanto a mãe tinha 4,70 m de comprimento, o feto tinha, na estimativa mínima, 1,50 m. Os pesquisadores acreditam que o tamanho fosse bem maior, mas o estado ruim do fóssil não os permite ter certeza.

De toda forma, é certo que o filhote era bem maior que os que estamos acostumados a ver hoje em dia. “É como se uma mulher desse à luz uma criança de seis anos”, comparou o cientista.

A descoberta permite também imaginar alguns hábitos do plesiossauro. Segundo O’Keefe, é provável que as mães tomassem conta de suas crias após o parto, de modo semelhante ao que fazem golfinhos e baleias, por exemplo.

Os répteis, em sua maioria, põem ovos, mas a gravidez não era uma exceção tão rara. Os cientistas já conheciam outras espécies de répteis aquáticos pré-históricos que eram vivíparos. Porém, esses animais davam grandes ninhadas, enquanto o plesiossauro tinha um filhote por vez.

É importante destacar que, apesar de contemporâneos, plesiossauros e dinossauros são animais diferentes. “O plesiossauro tem mais parentesco com cobras e lagartos, e os dinossauros têm mais parentesco com crocodilos”, explicou O’Keefe. Segundo o pesquisador, todos os dinossauros punham ovos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet