Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Médico alerta para os cuidados com a auto-medicação contra a gripe

Muitas pessoas costumam ficar gripadas com as constantes mudanças de temperatura. Ao sinal dos primeiros sintomas, como dor de cabeça, garganta inflamada ou tosse, muitos recorrem às farmácias em busca de medicamentos. A atitude pode ser bastante prejudicial à saúde.


Uma farmácia no centro de Salvador registra aumento de 30% na venda desses produtos no período em que as condições climáticas ficam bastante instáveis. Além destes, ainda existem os chás e receitas produzidos em casa, entre eles, chá de limão e mel, aroeira, gengibre, romã, enfim, uma infinidade de ingredientes para sanar a indesejada doença.

Entretanto, muitas dessas dicas não são as melhores formas de tratar uma gripe ou resfriado. Por isso, o pneumologista Adelmo Machado Neto alerta para a importância de procurar um médico para resolver a situação. Ele ainda ressalta que a gripe e o resfriado apresentam diferenças. Segundo Adelmo, a gripe provoca mais dores e mal estar, podendo ter implicações como a pneumonia. Já o resfriado tem sintomas mais amenos, como obstrução nasal e desconforto, sendo que em dois ou três dias a pessoa melhora. Para o pneumologista, a vitamina C não resolve os problemas provenientes da gripe e evidencia a importância de uma boa noite de sono aliada a uma alimentação correta e equilibrada. Em relação aos remédios caseiros, o médico pontua que não existem comprovações científicas sobre a eficácia dos mesmos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet