Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estudo defende que desenho pode ajudar no aprendizado de ciências

Foto: Reprodução

Estudo defende que desenho pode ajudar no aprendizado de ciências
Psicólogos e pedagogos ingleses e australianos defenderam na edição desta semana da revista "Science" que o desenho seja mais utilizado nas salas de aulas de ciências. Os autores do texto enumeraram razões pelas quais acreditam que o desenho seja tão importante quanto a leitura e a escrita no aprendizado das disciplinas científicas.


Normalmente, os estudantes acabam desenhando gráficos e células em um microscópio exatamente como os professores os mandaram fazer. Para os pesquisadores, os alunos na sala de aula precisam ser estimulados a criar maneiras próprias de representar os fenômenos e dados científicos.

Ao reproduzirem as mesmas táticas que os professores os ensinaram, os alunos acabam sendo passivos durante o aprendizado e não desenvolvem interesse maior pelas ciências.

O artigo na Science também destaca como desenhar pode ser uma ferramenta para que o aluno consiga enxergar melhor o uso de estratégias comuns em ciência como inserir dados em uma tabela ou gráfico. No caso do estudo de ondas sonoras, por exemplo, o estudante precisa navegar por uma série de diagramas, representações de partículas de ar sendo deslocadas e de variação de pressão.

Segundo os autores, desenvolver a capacidade de desenho pode servir até mesmo como um instrumento de argumentação, quando os alunos conseguem, por exemplo, refinar os rabiscos dos professores em uma sala de aula.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet