Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Fazer muito xixi, sem outros sinaisde infecção, pode ser só emocional

O urologista Marcelo Vieira, do Hospital Samaritano em São Paulo, respondeu a perguntas dos internautas sobre infecção urinária logo após o Bem Estar desta terça-feira (6).


De acordo com o médico, o tratamento do problema é feito com antibióticos, o que pode variar de dose única a três dias em caso de cistite bacteriana ou até duas semanas se houver comprometimento do trato urinário alto, ou seja, dos rins (pielonefrite). Além disso, é importante fazer exames antes e depois da manifestação dos sintomas.

A infecção urinária pode não ter sinais aparentes, o que é chamado de bacteriúria assintomática. Em geral, acomete mulheres e não exige tratamento, o que só se torna necessário se a paciente for gestante ou estiver em situações específicas.

O especialista destacou que, segundo testes preliminares em laboratório, suco de cranberry (oxicoco, em português) poderia inibir a adesão das bactérias no revestimento interno do aparelho urinário, mas um estudo recente contesta esse efeito. De qualquer forma, tomar o suco não faz mal.

A incontinência urinária, de acordo com Vieira, é mais comum entre idosos por causa da flacidez dos músculos que sustentam a bexiga e o esfíncter (torneira da uretra). Mas o problema não predispõe à infecção, afirmou o médico. O que ocorre é que, coincidentemente, os dois distúrbios incidem na mesma faixa etária.

Em seguida, o urologista disse que os ginecologistas costumam recomendar roupas íntimas de algodão para as pacientes que querem prevenir infecções, mas não há evidências científicas em relação a isso.

Urina muito amarelada e com mau cheiro pode ser decorrente da presença de bactérias, mas ir ao banheiro o tempo todo – sem outros sintomas associados – pode ser apenas um problema emocional.

Vieira ressaltou que o trato urinário humano deve ser estéril, livre de bactérias. Vestígios de sangue podem indicar uma infecção mais séria ou uma resposta severa do organismo. Por fim, o especialista explicou que um exame de urina é feito para detectar a infecção e, para ter certeza do tipo de bactéria e de antibiótico, faz-se uma cultura desses micro-organismos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet