Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Melhor escova tem cabeça pequena, é macia e tem cerdas iguais, diz dentista

A odontopediatra Priscila Faria conversou com o G1 sobre saúde bucal, logo após o Bem Estar desta segunda-feira (19), e destacou que o enxaguatório bucal não substitui o creme dental, mas pode ser usado após as escovações (uma vez por dia) ou nas refeições intermediárias ou períodos em que a pessoa não tem uma escova de dente à mão.


A versão de enxaguatório sem álcool é melhor, na opinião da dentista. Para evitar que as cáries corroam o esmalte dos dentes, Priscila recomenda que, nas refeições fracionadas, os indivíduos evitem alimentos com muito açúcar e que grudem nos dentes, como é o caso de bolachas recheadas e de algumas balas.

Gengivas que sangram muito podem ser sinal de problemas ou de um excesso de bactérias. O ideal é consultar um profissional para avaliar o caso. Sobre o fio dental, a dentista disse que prefere a fita, pois "abraça" melhor o dente e faz uma limpeza mais eficiente. E o ideal é passar o fio a cada escovação, com movimentos de vaivém em cada dente.

Higienizar a escova com água é importante, mas o principal é enxugá-la para retirar o acúmulo de água, que facilita a proliferação de fungos e o cheiro de mofo. E é fundamental trocar a escova a cada três meses.

Na sequência, Priscila explicou como deve ser feita a escovação por quem usa aparelho ortodôntico. Ela ressaltou, ainda, que uma criança pode usar creme dental sem flúor até os 3 anos. Acima dessa idade, até os 8 anos, pode utilizar pasta com flúor, mas infantil. A partir dos 8 anos, é possível fazer uso do produto adulto.

Assim que nascerem os primeiros dentes, os bebês já podem ter os dentes escovados. Há escovas extramacias para isso. Antes dos dentes aparecerem, os pais podem aplicar uma gaze com água. A partir dos 2 anos, a criança já pode escovar os dentes, mas com supervisão dos pais, que devem fazer pelo menos uma escovação por dia nos filhos, para atingir bem os dentes de trás.

A odontopediatra afirmou que a escovação noturna, antes de dormir, é a mais importante para prevenir cáries, já que a salivação durante o sono praticamente para. Priscila também comentou que os dentes permanentes são mais escuros que os de leite, e o amarelamento pode piorar com o tempo, motivado pela produção de dentina (tecido que forma o corpo do dente) e por alimentos como café, refrigerantes e vinho.

Em seguida, a profissional disse que a língua precisa ser sempre higienizada para evitar o mau hálito, mas os limpadores são acessórios opcionais. E a melhor escova é aquela de cabeça pequena, cerdas macias e de preferência do mesmo tamanho.

Ao acordar, é indicado escovar os dentes após o café da manhã. Quem prefere fazer a escovação quando levanta, para tirar o mau hálito, não pode esquecer de repetir a dose depois de comer.

Priscila sugere que a ida ao dentista seja feita periodicamente, a cada seis meses. Se o paciente tiver problemas de gengiva ou outros, deve ir de três em três meses.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet