Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Vacinas transgênicas garantem maior segurança e eficácia

As novas possibilidades de vacinas transgênicas tendem a ser mais seguras do que as vacinas convencionais, que são aquelas que utilizam organismos vivos atenuados. É o que explicou o Prof. Dr. Vasco Azevedo, Chefe do Laboratório de Genética Celular e Molecular (LGCM), da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em palestra realizada no VII Congresso Brasileiro de Biossegurança da Associação Nacional de Biossegurança – ANBio, que acontece até 23 de setembro, em Joinville – SC. Segundo o especialista, também, a técnica das terapias gênicas prometem prevenir e tratar diferentes doenças, mesmo as mais graves, com muito mais controle e de forma muito mais dirigida.


“Agora estamos estudando uma nova vacina para tuberculose. Ela utilizará probióticos para transportar um gene da doença que estimulará, com bastante segurança, o organismo humano e, assim, esperamos ter uma eficácia de quase 100% na prevenção da doença”, conta o professor. Para ele, não é possível afirmar que as vacinas, de maneira geral, são capazes de prevenir totalmente o ser humano. “Sabemos que as vacinas convencionais possuem eficácia que gira em torno de 80% e 90%. O que podemos comemorar é que as opções geneticamente modificadas podem apresentar uma eficácia quase que total”.

Azevedo destaca que as vacinas transgênicas trazem, por si só, uma tecnologia nunca antes vista, e que possibilita usar o próprio gene da doença a favor do homem. “Hoje já temos grandes experimentos para prevenção do câncer, hepatites, AIDS, malária, e outras doenças que, antigamente, nem imaginávamos que poderíamos prevenir”, certifica. Ele salienta, porém, que ainda é necessário fazer muitos estudos para que, em um futuro palpável, seja possível evitar doenças graves e que, hoje, são responsáveis pela morte de milhões de pessoas.

Agenda:

VII Congresso Brasileiro de Biossegurança

Data: 19 a 23 de setembro

Local: Universidade de Joinville (UNIVILLE) – Campus Joinville – Santa Catarina

Tema Central: Avanços da Biologia Sintética e desafios da Biossegurança

Sobre a ANBio

A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) foi criada em 1999 com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços da biotecnologia moderna e seus mecanismos de controle. No seu escopo de trabalho, estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa e ensino da área biomédica. ANBio na internet: www.anbio.org.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet