Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Brasil amplia rede nacional de bancos de leite materno

O Ministério da Saúde anunciou a criação de 21 bancos de leite materno nas regiões Norte e Nordeste. O objetivo é aumentar a assistência na região especialmente para bebês prematuros. O lançamento é próximo ao dia 1º de outubro, quando é celebrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano.


Serão comprados 56 novos equipamentos para pasteurizar o leite coletado - técnica usada para destruir micro-organismos causadores de doença que estejam no alimento.

Segundo o ministério, o país tem atualmente 203 bancos de leite e 106 postos de coleta. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o Brasil como a nação com a maior rede de coleta do alimento materno do mundo.

No Brasil, todos os anos são recolhidos 150 mil litros de leite humano, que chegam a mais de 135 mil recém-nascidos. Cerca de 115 mil mães doam o alimento anualmente, que é usado para combater a desnutrição e a mortalidade infantil no país.

Para doar, a mulher precisa ter excesso de leite, estar saudável e não usar remédios que atrapalhem a doação. Após entrar em contato com o banco de leite mais próximo, a mulher irá receber um frasco esterilizado para depositar o leite. O material deve ser mantido no congelador ou freezer até que alguma equipe de saúde vá buscá-lo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet