Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Rússia lança primeiro foguete Soyuz após explosão em agosto

A Rússia lançou com sucesso na noite deste domingo (2) um foguete Soyuz que leva a bordo um satélite de navegação Glonass, a partir do cosmódromo de Plessetsk (800 km ao norte de Moscou), anunciou um funcionário do Ministério da Defesa.


"As forças espaciais russas realizaram com sucesso o lançamento de um foguete Soyuz-2, com um artefato espacial Glonass-M a bordo, às 00h15 locais (17h15 de Brasília), declarou o coronel Alexei Zolotujin, citado pela agência Interfax.

Trata-se do primeiro lançamento de um Soyuz depois que uma nave explodiu na Sibéria no momento de sua decolagem em agosto, quando tinha como objetivo a Estação Espacial Internacional (ISS, da sigla em inglês).

Este lançamento, previsto para o final de agosto, foi proposto várias vezes depois do acidente do cargueiro Progress M-M12, que levava várias toneladas de equipamentos e alimentos destinados à ISS.

A nave explodiu em 24 de agosto 325 segundos depois de ter decolado do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão), devido a uma falha motriz.

A Rússia suspendeu, temporariamente, o lançamento de todos os Soyuz, em um momento em que ocupa um lugar crucial no front espacial, sobretudo frente aos Estados Unidos. Depois do lançamento, em julho, da última nave espacial americana, a Nasa agora depende dos cargueiros russos para o transporte de seus astronautas, antes do lançamento de um novo cargueiro norte-americano, em 2015.

O sistema Glonass, desenhado pela Rússia para competir com o sistema de navegação GPS americano e com o futuro sistema europeu Galileu, também sofreu contratempos.

Em dezembro de 2010, três satélites Glonass, lançados pelo foguete Proton, caíram no Oceano Pacífico após o fracasso de sua colocação em órbita, provocado por uma sobrecarga de combustível no lançador. O acidente atrasou o andamento do Glonass.

Outros quatro satélites Glonass serão lançados antes do fim do ano, anunciou nesta segunda-feira deu desenhista, Nikolai Testoiedov, citado pela agência Interfax.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet