Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Mosquito do mal

Estado tem risco alto de epidemia de dengue, informa relatório

Foto: Reprodução

Estado tem risco alto de epidemia de dengue, informa relatório
Mato Grosso está entre os sete estados que possui um risco alto de epidemia de dengue no próximo verão, alerta o relatório 2010-2011 do Ministério da Saúde. A causa são dois tipos de vírus ao mesmo tempo e o outro motivo de sempre: a falta de cuidado da população.


Segundo o documento do Ministério, as previsões de uma epidemia de grandes proporções são assustadoras. Isso tudo porque o vírus do tipo 1 voltou depois de 20 anos sem ser diagnosticado. No início deste ano, apareceu ainda pela primeira vez o do tipo 4.

O mosquito Aedes aegypti espalha a dengue no Brasil e parte do mundo. Principalmente em lugares que têm temperaturas altas, como em Mato Grosso. Para a dengue se transformar em epidemia, é preciso a conjunção de três fatores: calor, água e a infestação do mosquito.

O órgão da saúde alerta que como a maior proliferação do mosquito acontece ao redor e dentro das casas, é fundamental a participação de todos para evitar a epidemia de dengue. E para reduzir uma provável epidemia, todos os estados têm de intensificar os cuidados.

Além de Mato Grosso, estão na lista com índice de risco alto de epidemia os estado do Pará, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná. (Com informações do jornal Bom Dia Brasil).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet