Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Prevenção

Comitê de Prevenção à Doença já define metas para o período das chuvas

Com a proposta de manter os baixos índices de manifestação da dengue em Rondonópolis, mesmo no período chuvoso, representantes do Comitê Intersetorial de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue...

Com a proposta de manter os baixos índices de manifestação da dengue em Rondonópolis, mesmo no período chuvoso, representantes do Comitê Intersetorial de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue se reuniram nesta segunda-feira (10). Além do balanço das últimas ações desenvolvidas pelo grupo, com o apoio de diversos parceiros, a equipe definiu a data de 22 de novembro para realizar uma mobilização. O ato deve reunir a comunidade em geral, além de lideranças comunitárias para iniciar o trabalho efetivo de combate do mosquito aedes aegypti, com a meta de impedir ainda a proliferação da dengue tipo 4 na cidade.


Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2009, 2.923 pessoas foram infectadas com a doença. No último ano, apenas 37. Esse declínio é resposta ao trabalho de gradeação nos terrenos baldios, tratamento químico local, como o fumacê, e a intensa conscientização da população desenvolvida pelos profissionais da Prefeitura de Rondonópolis.

“Não podemos esquecer da ajuda incondicional dos parceiros. O baixo número de pessoas infectadas pelo mosquito transmissor da dengue é a mostra concreta da preocupação constante que cada pessoa tem em cuidar do seu quintal, do seu terreno, antes mesmo das chuvas começarem”, declara a gerente do Departamento de Saúde Coletiva, Djanira Amaral Logrado.

O presidente do Comitê, Juliano Carneiro, explica que sem um Plano de Contingência da Dengue não é possível desenvolver os trabalhos de prevenção corretamente. “São inúmeros agentes empenhados em visitar casa por casa, terreno por terreno. É um trabalho incansável e diário. Mas com um único objetivo. Evitar um surto de dengue em Rondonópolis”, disse.

O encontro também é uma solicitação do Ministério da Saúde para avaliar o serviço que cada município oferece para controlar a doença. O Comitê Intersetorial de Mobilização é formado por representantes das secretarias e autarquias municipais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet