Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

desvendando a crença

Articulista do OD explica como ser feliz com alimentação saudável

Foto: Lucas Bólico/OD

Karina Peloi Bocchese - articulista da coluna Boa Forma

Karina Peloi Bocchese - articulista da coluna Boa Forma

Para desvendar os mitos e crenças da 'afirmação popular' de que 'tudo que é bom engorda', a articulista do Olhar Direto Karina Peloi Bocchese, responsável pela Coluna Boa Forma, explica como é possível ser feliz com uma alimentação saudável.


Ela ainda explica que é possível sim ser feliz com uma alimentação mais saudável a base de frutas, verduras, cereais, alimentos integrais e carnes magras, pois tudo não passa de uma questão de hábito.


É possível ser feliz com uma alimentação saudável?

Existe uma crença de que as pessoas que se alimentam de forma saudável sofrem e não são felizes por se privarem de alimentos que proporcionam “prazer”. Esses alimentos, ditos como propulsores da felicidade, são aqueles ricos em açucares e gorduras, podendo ser destacados os sorvetes, pizzas, frituras, refrigerantes, lanches, especialmente aqueles provenientes de fast food. Diga-se tratar de uma crença, e não uma verdade, porque as pessoas que têm uma alimentação saudável, rica em nutrientes, também encontram prazer na alimentação, pois quem tem o hábito de ingerir frutas, verduras, cereais, alimentos integrais, carnes magras, não sofrem por não comer outros tipos de alimentos. Estão habituadas a essa alimentação e sentem, verdadeiramente, prazer em mantê-la.

Na verdade, as pessoas que consumem, com muita freqüência, doces, alimentos processados, ricos em gordura e sódio, acabam por sentir mais falta deles do que aqueles que não os consomem, já que é o hábito alimentar que determina o alimento que proporciona prazer e a constância com que serão consumidos. Devemos lembrar que o grande prazer proporcionado por certos alimentos é imediato e que, a médio e longo prazo, eles podem trazer grandes prejuízos à saúde, pois uma alimentação inadequada está associada ao aumento do risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Dessa forma, o prazer em se alimentar não pode ser apenas imediato. A alimentação, mais do que proporcionar satisfação momentânea, deve ser capaz de proporcionar saúde e bem estar.

É comum encontrar pessoas ainda jovens que, por recomendação médica ou por excesso de peso, precisam ou desejam mudar os hábitos alimentares, buscando uma alimentação saudável. Assim, aqueles que não observam o que comem e desfrutam “do prazer” imediato dos “alimentos da felicidade”, um dia vão acabar por ter que alterar a forma como lidam com a alimentação. É certo que mudar os hábitos alimentares e, consequentemente, o paladar não é algo tão simples. A alimentação, mais do que envolver fatores fisiológicos, envolve questões afetivas, familiares e sociais. Todavia, as pessoas que mudam a forma de se alimentar se declaram extremamente felizes com a mudança, pois, em geral, ganham saúde, beleza, bem-estar e disposição.

É evidente que nenhum radicalismo é saudável e, eventualmente, ingerir guloseimas pode fazer parte da rotina alimentar, pois, como resistir a um brigadeiro em festa de aniversário de criança? Sempre há tempo para mudar os hábitos alimentares. Descubra que manter a saúde e a boa forma pode ser grande fonte de prazer e que é possível, sim, comer alimentos naturais, saudáveis, nutritivos e ser feliz.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet