Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

estudo

Comportamento das mulheres com relação a filhos mudou

As brasileiras estão tendo cada vez menos filhos, a idade das mulheres também está crescendo e o número de partos com cesáreas aumentou. Além de crescimento de gestantes que realizam consultas pré-natais. A informação é de um estudo publicado intitulado Saúde Brasil 2010, divulgado pelo Ministério da Saúde.


O estudo concluiu que em 2009 (último ano considerado na pesquisa) que o total de nascimentos no país passou de 3,2 milhões no ano de 2000 para 2,8 milhões, ou seja, aproximadamente 320 mil nascimentos a menos no período de nove anos.

O documento mostra também que as mães com menos de 20 anos de idade representaram 20% do total de nascimentos. Já aquelas com mais de 30 anos representaram 26,7%. A diferença é maior se considerados os municípios de maior porte, com 500 mil habitantes ou mais: os nascimentos de mães adolescentes representaram apenas 16% do total, enquanto que os de mães com 30 anos ou mais superaram 32%.

O percentual de partos cesáreas aumentou no Brasil, passando de 38% em 2000 para 50,1% em 2009. Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul observam-se elevadas proporções de parto cesáreo (superiores a 50%). Já nas outras regiões são marcadas as diferenças segundo porte: nos municípios de menor porte, um pouco mais de 30% dos partos são cesáreos, enquanto que nos municípios de maior porte a proporção de partos cesáreos supera 50%.

Ainda de acordo com o estudo, a proporção de mães com nenhuma consulta pré-natal reduziu no país de 4,7% para 1,8%, entre o período da pesquisa. Para o diretor de Análise de Situação da Saúde do Ministério da Saúde e coordenador da publicação, Otaliba Libânio, este aumento tem sido considerado um dos principais indicadores de acesso e qualidade da atenção à saúde da mulher e da criança. (Com informação do Ministério da Saúde).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet