Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Cientistas: cavalos com manchas pintados há 25 mil anos existiam

Uma equipe internacional de cientistas anunciou ter descoberto a prova de que os "cavalos cheios de pintas", representados pelos artistas da pré-história, existiam mesmo na época e não eram um produto da imaginação. Um estudo sobre o assunto será divulgado na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences.

Em seus afrescos, os homens da pré-história se empenhavam em reproduzir o que viam em seu coditiano e não se aventuravam a "imaginar" os temas criados, ao contrário do que afirmam alguns arqueólogos.

Os cientistas chegaram a esta conclusão após terem analisado os ossos e os dentes provenientes de mais de 30 cavalos da Sibéria e da Europa - alguns tendo vivido há 35 mil anos. Segundo eles, seis desses equinos partilhavam um gene presente hoje no patrimônio do cavalo de pelagem manchada.

Até então, só podia ser comprovada a existência de cavalos pré-históricos com pelagem monocromática. No centro do debate que agita o mundo científico estão principalmente os "cavalos com pintas" da gruta de Pech Merle (Lot), no Sudoeste da França. Seus afrescos datam de cerca de 25 mil anos e representam cavalos brancos, com a pelagem pontuada de manchas pretas.