Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Ver e enxergar acionam regiões diferentes do cérebro, diz estudo

Ver um objeto prestando atenção a ele e simplesmente enxergá-lo envolvem duas áreas diferentes do cérebro, segundo um estudo publicado na edição desta quinta-feira (10) da “Science”. Embora houvesse indícios de que a consciência visual e a atenção visual fossem funções separadas, não havia ainda nenhuma evidência científica disso.


Essa evidência foi obtida quando os pesquisadores submeteram voluntários a exames de ressonância magnética para monitorar o funcionamento do cérebro – mais especificamente no córtex visual primário – enquanto faziam testes visuais.

Com imagens piscando diante de seus olhos, os participantes fizeram atividades que envolviam ou não prestar atenção a essas imagens. Ter ou não uma imagem à vista causou uma variação muito pequena da atividade cerebral. Essa variação só foi grande quando eles tiveram que prestar atenção a elas.

Isso comprova que a região está associada à atenção, mas não à consciência. “Eu mesmo fiquei surpreso com a descoberta, mexeu um pouco com a minha cabeça”, diz Masataka Watanabe, do Instituto Max Planck em Tübingen, na Alemanha.

“O experimento é único, mostrando diferenças na modulação entre consciência e atenção no córtex visual primário, apoiando, portanto, a ideia de que as atividades neuronais correspondentes à atenção e à consciência são, no mínimo, parcialmente dissociadas”, conclui o pesquisador.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet