Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Saúde

Acesso a medicamentos gratuitos cresce 1.180% no Mato Grosso

A população mato-grossense teve o segundo maior acesso aos medicamentos gratuitos do programa ‘Saúde Não Tem Preço’ do Ministério da Saúde nos dez primeiros meses do ano. Somente no Estado, são 277 drogarias para distribuir 11 remédios para hipertensão e diabetes.


Segundo dados do programa, o aumento corresponde a 1.180% o acesso ao tratamento dessas doenças entre os dez primeiros meses deste ano. O número de pacientes atendidos também cresceu de 1.964, em janeiro, para 25.137, em outubro. Ao todo, cerca de 52 mil pessoas foram beneficiadas apenas em Mato Grosso.

De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade mensal de diabéticos beneficiados pelo programa cresceu 942% – pulou de 589, em janeiro, para 6.140, em outubro. No caso da hipertensão, o percentual de aumento foi de 1.297%, no mesmo período – passou de 1.634 para 22.819 beneficiados.

“Essas doenças, por terem prevalência alta e estarem intimamente ligadas aos novos hábitos dos brasileiros, merecem atenção redobrada. A ampliação contínua do acesso aos medicamentos, comprovada pelos números do programa, representa uma melhora significativa na vida dos brasileiros”, observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A hipertensão arterial acomete 23,3% da população adulta brasileira maior de 18 anos, segundo dados do estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2010, que considera o diagnóstico médico referido pelo entrevistado. Em Cuiabá, o percentual de hipertensos é de 22% da população adulta, abrangendo 19,2% dos homens e 24,6% das mulheres.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, o diabetes atinge 6,3% da população adulta brasileira. Especificamente em Cuiabá, 7,2% da população apresentam a doença – 6,1% dos homens e 8,2% das mulheres. (Com informações do Ministério da Saúde).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet