Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Agência espacial russa dá por perdida sonda Fobos-Grunt

A agência espacial russa (Roscosmos) deu nesta terça-feira (22) por quase perdida a sonda interplanetária Fobos-Grunt. Ainda é desconhecida a causa para a nave ter ficado na órbita terrestre ao invés de seguir para Marte.


"É preciso ser realista. Se não conseguimos estabelecer comunicação (com a estação) durante tanto tempo, são poucas as possibilidades de levarmos essa missão adiante", declarou o subdiretor da Roscosmos, Vitaly Davydov, citado pela agência "Interfax".

Davydov acrescentou que a próxima janela para voo deverá se abrir dentro de dois anos, prazo em que - no melhor dos cenários - a Fobos-Grunt terá perdido suas funções.

"Não recebemos informações da estação. Simplesmente não entendemos o que aconteceu", admitiu Davydov, ressaltando que a falta de dados não permite aos especialistas estabelecer as causas da conduta incomum da estação. A circunferência descrita pela nave ao girar pela Terra se "alarga" diariamente um quilômetro no perigeu - o ponto na órbita mais próximo do planeta.

Pelos cálculos da Roscosmos, a Fobos-Grunt poderia entrar nas camadas densas da atmosfera e cair na Terra entre o fim de dezembro e fevereiro de 2012. "É interessante ver como se comportará (a estação), porque tem combustível a bordo", destacou Davydov.

Para a agência, não é possível dizer de antemão que tipo de fragmentos da Fobos-Grunt alcançarão a superfície terrestre. Segundo o subdiretor da Roscomos, o que chegará até o solo sem dúvida é a cápsula da sonda que devia trazer à Terra 200 gramas de amostras do solo da lua marciana Fobos.

"Mas se calcularmos a probabilidade da cápsula cair na cabeça de alguém, esta com certeza será próxima de zero", disse. A Roscosmos poderá informar as coordenadas da região onde cairão os fragmentos da estação somente com 24h de antecedência.

Davydov indicou que se a expedição da Fobos-Grunt fracassar, a Roscosmos estuda continuar as expedições a Marte ou concentrar-se na pesquisa da Lua.

A Fobos-Grunt, lançada no último dia 8 de novembro, deveria completar sua missão dentro de 34 meses, incluindo um voo a Fobos, uma descida na superfície e, finalmente, o retorno à Terra de uma cápsula com mostras do solo do satélite marciano.

O projeto, com custo US$ 170 milhões, tinha como objetivo estudar a matéria inicial do sistema solar e ajudar a explicar a origem de Fobos e Deimos, a segunda lua marciana, assim como dos demais satélites naturais no Sistema Solar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet